Empresários da panificação e confeitaria participam de programa de qualificação

Coluna Luís Celso Borges - Edição da sexta-feira, por não ter se publicado na quarta-feira

Empresários da panificação e confeitaria participam de programa de qualificação

IEL/PA, Sebrae e Sindipan buscam ampliar a competitividade, aumentar a produtividade e aperfeiçoar a gestão do setor no Estado. A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PA), promoveu na terça-feira (20) o primeiro encontro das empresas participantes do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Pará (Sindipan) e com o Sebrae no Pará, a iniciativa visa ampliar a competitividade, aumentar a produtividade e aperfeiçoar a gestão do setor de panificação e confeitaria no Estado.

Como parte da programação, foi realizado o 'Workshop de Produtividade e Performance Empresarial', que descreveu as ações que serão desenvolvidas pelo programa, no qual estão previstas consultorias para mapeamento de indicadores de performance nas áreas de faturamento e produtividade; estruturação e padronização dos processos de gestão; capacitação dos profissionais de atendimento; e monitoramento de resultados.

Segundo o superintendente do IEL/PA, Carlos Auad, o Procompi é um programa robusto, com projeção nacional, formulado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae Nacional, para identificar desafios específicos das MPEs industriais e garantir o aprimoramento do setor. “É uma oportunidade para que as empresas filiadas aos sindicatos da indústria possam se aprimorar, melhorando assim sua capilaridade e competitividade no mercado. Já estamos na quinta edição do programa no Estado, pela segunda vez com o setor da panificação. É uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento empresarial, principalmente atingindo as micro e pequenas empresas”, afirmou o superintendente.

Para o presidente do Sindipan, André Carvalho, o setor de panificação está em pleno crescimento, mas ainda precisa identificar e resolver gargalos que dificultam o desenvolvimento dos negócios no Estado. “Ao participar de um programa desse porte o sindicato busca apoiar as empresas na otimização de seus processos, na minimização de perdas, para vermos onde estão os gargalos, e o que a gente pode melhorar para aumentar a competitividade das nossas indústrias. Esperamos que os empresários aproveitem bastante essa consultoria, para fortalecer a panificação e a confeitaria do nosso Estado”.

Para o Sebrae, a melhoria na qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final é um dos pontos altos do programa. “É um setor que precisa estar sempre se qualificando, principalmente nessa questão da produtividade e da qualidade desses produtos, uma vez que estamos falando de padaria, e temos uma em cada esquina em toda a região metropolitana, e tanto as micro como as pequenas empresas precisam desse tipo de oportunidade de aperfeiçoamento”, avaliou Georgeane Titan, analista de Relacionamento do Sebrae no Pará. Segundo ela, com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em 2025, as empresas precisam estar preparadas para atender as demandas que vão surgir. (Imagens: Arthur Correa – Fonte: Ascom/FIEPA).

Show único de The Weeknd no Brasil será transmitido pelo YouTube, com o apoio do Santander

A apresentação única do artista The Weeknd no Brasil – que será realizada no estádio Morumbis, em São Paulo, no dia 7 de setembro – será transmitida ao vivo e gratuitamente pelo YouTube. O show, produzido pela Live Nation e apresentado pelo Santander Brasil, segue a turnê recorde After Hours Til Dawn Tour 2022/2023 de The Weeknd, que esgotou bilheterias em mais de 60 datas na América do Norte, Europa, Reino Unido e América Latina, com um público de mais de 3 milhões de fãs.

A transmissão também tem o apoio do Santander, que, no fim de abril, lançou a plataforma Free – com a qual o banco oferece conta e cartão livres de anuidade e taxas, além de ampliar o acesso de clientes e não-clientes do banco a experiências como cursos e bolsas de estudo e, agora, a um mega espetáculo ao vivo. O objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas se sintam beneficiadas pelo conceito da gratuidade.

Ao realizar esta parceria com o YouTube, levamos ao público uma experiência única que tangibiliza o nosso conceito Free”, afirma Juliana Cury, CMO do Santander Brasil.  O lançamento do Free coincidiu com o novo posicionamento da marca Santander, o conceito “Começa Agora”, que representa um novo momento do Banco na forma de se relacionar com o cliente. (Fonte: Ascom/Banco Santander).

Comando Militar do Norte celebra Dia do Soldado com exposição e entrega de medalhas em Belém/PA

O Exército Brasileiro celebra no dia 25 de agosto, o Dia do Soldado. Em Belém, o Comando Militar do Norte (CMN) comemora a data com duas atividades.

A primeira delas será uma cerimônia militar, marcada para esta sexta-feira (23), às 9h, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), localizado no bairro do Souza. Na ocasião, autoridades civis e militares serão condecoradas, por merecimento e em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade paraense e ao Exército Brasileiro.

As comemorações pelo Dia do Soldado seguem no domingo (25), com uma programação na Praça Batista Campos, das 9h às 17h. O público terá a oportunidade ver de perto Materiais de Emprego Militar (MEM), viaturas operacionais e especializadas, além da Lancha Guardian e do Blindado Guarani, entre outros equipamentos utilizados no dia a dia do soldado da Amazônia.

Uma pista de cordas promete ser a atração entre as crianças. Já a Banda de Música do CMN leva ao público um repertório com clássicos paraenses e Música Popular Brasileira (MPB). A programação conta também com estandes sobre o serviço militar, formas de ingresso no Exército e atendimento básico de saúde.

Dia do Soldado

A data escolhida para celebrar o Dia do Soldado – 25 de agosto – é em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Nascido em 25 de agosto de 1803, foi um dos principais militares do país, sendo considerado patrono do Exército Brasileiro por meio do Decreto n° 51.429.

Serviço:

Cerimônia e entrega de medalhas

Data: 23/8/24

Horário: 9h

Local: 2º BIS - Almirante Barroso, nº4421 - Souza

Exposição de artigos militares e apresentação da Banda de Música

Data: 25/8/24

Horário: 9h às 17h

Local: Praça Batista Campos

Banda de Música: 10h e 16h (Contato: Ize Sena (Tenente Heleíze) – 91 98131 2863).

NEWS

EMERGÊNCIA GLOBAL - Com a emergência de saúde pública global para a Mpox declarada pela Organização Mundial da Saúde, as preocupações em torno da doença aumentaram em todo o mundo.

VACINA MPOX - O Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou estar próximo de iniciar a última etapa no desenvolvimento de uma vacina nacional contra a mpox, os testes em humanos.

EMERGÊNCIA MPOX - O Ministério da Saúde Pública da Tailândia confirmou o primeiro caso da nova variante 1b da mpox no país. Em nota, a pasta informou que o paciente, um homem de 66 anos, viajou recentemente pelo continente africano.

MPOX - O Ministério da Saúde da Argentina descartou a suspeita de mpox em um tripulante de navio que saiu do Brasil e permanecia em quarentena.

AGOSTO LILÁS - A farmacêutica Maria da Penha foi homenageada na quarta-feira (21) pela Faculdade de Direito da USP, instituição onde cursou mestrado. Ela falou sobre a importância da lei que leva o seu nome no combate à violência doméstica.

AGOSTO DOURADO - O Agosto Dourado é uma campanha para reforçar a importância do leite materno para a saúde e a qualidade de vida dos bebês.

IBGE - A população brasileira começará a diminuir a partir de 2042, segundo projeções divulgadas nesta quinta-feira (22). De acordo com os dados, em 2041, o Brasil deverá atingir seu número máximo de habitantes, estimado em 220,43 milhões de pessoas.

SECA - Um mês antes da atingir o período mais crítico da estiagem, que costuma ser em setembro, os rios da Amazônia têm registrado recordes de baixas cotas na comparação com as séries históricas de registros em agosto.

INCÊNDIOS FLORESTAIS - Ao menos sete unidades de conservação de Minas Gerais estão sofrendo com incêndios nos últimos dias. No Parque Nacional da Serra do Cipó, o fogo começou no domingo (18) e, segundo o ICMBio atingiu mais de 6 mil hectares.

ROUBO DE CARGAS - A Região Sudeste registrou o maior índice de roubos de carga no país, no primeiro semestre deste ano, com 80,6% do total nacional de prejuízos, englobando cargas diversas e gêneros alimentícios.

EXPOINTER - A partir do dia 24 de agosto (sábado) a feira inicia e esta edição também marca os 25 anos de pavilhão da agroindústria familiar, que deve receber o maior número de empreendimentos até então.

DESTAQUES MERCADO & CIA - A colheita do milho segunda safra no Paraná está quase no fim, com perdas na produção, mas preços em alta. Até agora, 98% das lavouras já foram colhidas.

EDITOU MP - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nova Medida Provisória (MP) destinando R$ 1,977 bilhão em crédito extraordinário para ações no Rio Grande do Sul. O valor ficará sob responsabilidade do Ministério da Fazenda para em operações de crédito rural.

SOJA - Os contratos da soja em grão registram preços mais baixos nas negociações da sessão eletrônica na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). O mercado reflete o avanço da “Crop Tour”, realizada pela Pro Farmer, que está consolidando as expectativas de uma produção abundante nos Estados Unidos. A valorização do dólar em relação a outras moedas, que reduz a competitividade do produto norte-americano, também pressiona as cotações.

TRIGO NO PR - No Norte do Paraná a baixa umidade do solo está acelerando a maturação de grande parte das lavouras de trigo, além de prejudicar a formação dos grãos, segundo o Boletim de Tempo e Cultivo do Departamento Economia Rural (Deral/PR). As parcelas já colhidas revelam quebras na produção. Os produtores estão realizando os tratos culturais quando possível, mas o tempo seco não permite que sejam feitos da maneira adequada e há informações sobre o aumento da incidência de pragas e doenças.

Uma maravilhosa e abençoada sexta-feira a todos, a coluna volta no domingo. (DEUS É BOM - Em todo tempo).

Fontes: (CLCB), Agência/Brasil, Canal Rural, Estadão e Ascom/CMN.

Contatos para anuncio ou matéria:

91 98112 0021 luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br