ArcelorMittal inclui 1º caminhão 100% elétrico na operação de transporte de bobinas de aço

Até o final deste ano, está prevista a entrada de mais quatro caminhões na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem

ArcelorMittal inclui 1º caminhão 100% elétrico na operação de transporte de bobinas de aço
Primeiro caminhão 100% elétrico da frota da ArcelorMittal (Foto: Divulgação)

A ArcelorMittal inseriu recentemente o primeiro caminhão 100% elétrico na frota própria para o transporte de bobinas de aço. Em comunicado, a companhia destacou o objetivo de reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) nas operações logísticas e contribuir para a sua meta global de descarbonização.

Primeiro caminhão elétrico da Volvo em Santa Catarina, o veículo tem capacidade de transportar 30 toneladas de carga por viagem e faz parte da frota da transportadora WOEU. Até o final deste ano, está prevista a entrada de mais quatro caminhões na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem, em parceria com demais transportadores.

Juntos, estes veículos irão viabilizar o transporte de 120 mil toneladas de aço ao ano, representando a diminuição de mais de 800 toneladas de GEE de emissões anuais. Estão previstas na operação rotas regionais de até 200 quilômetros, a partir da unidade da ArcelorMittal em São Francisco do Sul, Santa Catarina.

Os testes com um caminhão 100% elétrico iniciaram em janeiro deste ano em um percurso de 488 quilômetros que incluiu trechos de serra e envolveu três rotas de entrega. No teste, foi constatado que o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação, além de possuir custos de manutenção inferiores aos caminhões convencionais a combustão a diesel e pode operar em regime ininterrupto, com paradas curtas para recarregar as baterias.

Segundo o diretor de Planejamento e Logística do segmento de Aços Planos da ArcelorMittal, Eduardo Crescente Raya, o próximo passo é avaliar novas alternativas e rotas com as transportadoras parceiras para a empresa avançar neste novo modelo operacional. “O uso de energia elétrica torna o transporte de cargas mais viável, sustentável e limpo. Além de agregar o valor ao nosso negócio, mostrando aos nossos clientes nosso compromisso com a descarbonização, é um grande passo para consolidarmos nossa estratégia de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, declarou.

SUSTENTABILIDADE NA ARCELORMITTAL

A iniciativa de utilizar caminhões elétricos e mudar a matriz energética das operações logísticas surgiu no final de 2023. Atualmente, a ArcelorMittal possui certificação do Programa de Logística Verde Brasil pelo fortalecimento da agenda sustentável, marcada pela aplicação de otimização dos caminhões nas rotas, uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, contêiner e ferrovia, para atender alguns destinos.

O Grupo ArcelorMittal também foi pioneiro no setor ao lançar a meta global de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030. Além de investir na inovação e no desenvolvimento de produtos em favor da descarbonização da cadeia, como a linha “XCarb”, foi estabelecido um roadmap que se desdobra em planos diretores nos 15 países de atuação do grupo.

No Brasil, o Plano Diretor de CO2 definiu estratégias e metas focadas em cinco vertentes: transformação da produção de aço, eficiência energética, incremento do uso de sucata, energia limpa e compensação das emissões residuais.

Fonte: Redação Mundo Logística

Por: Luís Celso News

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