Festival da BioAmazônia reúne inovação e sustentabilidade em Belém/PA

Coluna Luís Celso Borges - Edição da quarta-feira

Festival da BioAmazônia reúne inovação e sustentabilidade em Belém/PA
Photo: : Pedro Sousa

O “Festival da BioAmazônia: Inovação e Sustentabilidade” atraiu mais de sete mil pessoas nos três dias de evento, realizado entre 6 e 8 de novembro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém (PA). Com entrada gratuita, o festival destacou a importância da bioeconomia como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, reunindo empreendedores, pesquisadores e investidores interessados em soluções inovadoras para a região.

Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento fez parte da programação da "Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias". Durante o festival, o público teve a oportunidade de conhecer mais de 40 estandes de empresas locais que apresentaram produtos e tecnologias inovadoras voltadas para o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia. Entre os itens expostos estavam joias, cosméticos, bebidas, moda, artesanato e muito mais, desenvolvidos com matérias-primas da floresta.

Gabriela Alarcon, engenheira de alimentos startup Raízes do Açaí, uma das expositoras do festival, compartilhou seu trabalho focado no reaproveitamento da semente do açaí, um subproduto que muitas vezes é descartado. A empresa, com sede em Belém e produção em Castanhal, apresentou ao público o “Café do Açaí”, uma bebida rica em antioxidantes, inulina, probióticos e taninos, que traz benefícios nutricionais significativos para a saúde.

“Estou muito feliz por participar do Festival da BioAmazônia e poder mostrar o potencial da semente do açaí. O ‘Café do Açaí’ é um produto inovador, que além de ser delicioso, oferece diversos benefícios para a saúde, como a melhora da digestão e o fortalecimento do sistema imunológico. Acreditamos que o reaproveitamento da semente contribui para a sustentabilidade e traz um valor agregado para a economia local,” explicou Isabela.

Um espaço de conexão e oportunidades

Um dos destaques do evento foi a “Arena da Inovação”, que reuniu mais de 30 projetos bem-sucedidos na aplicação da bioeconomia na Amazônia. Esses projetos mostraram como a inovação pode gerar impactos positivos tanto na preservação ambiental quanto no desenvolvimento social e econômico da região.

A programação do Festival também contou com rodadas de negócios, oficinas sobre internacionalização e discussões sobre as possibilidades da bioeconomia para a indústria. O presidente interino da FIEPA, Hélio Melo Filho, ressaltou a relevância do festival para a promoção da economia local.

“Este festival é uma verdadeira vitrine para as empresas da Amazônia, um espaço onde os empreendedores têm a oportunidade de apresentar suas inovações criadas a partir dos recursos naturais da nossa região. Ao promover essas iniciativas, buscamos fortalecer a geração de emprego e renda e impulsionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia,” afirmou o presidente.

O Festival da BioAmazônia faz parte do projeto “Jornada COP+”, liderado pela FIEPA, que visa construir uma nova agenda econômica, social e ambiental para a indústria na região. O objetivo é proporcionar uma ampla discussão sobre inovação e sustentabilidade, com atividades voltadas tanto para o setor empresarial quanto para a academia e o público interessado na temática da bioeconomia.

25º CONGRESSO DA UFADET 2024.

A Assembleia de Deus Campo Belém- Tenoné, realizou entre os dias 9 a 11 de novembro o “25º Congresso da União feminina da Assembleia de Deus Tenoné" (UFADET), no Tempo Central do Campo, localizado na Av. Principal do Conjunto Maguari em Belém/PA, com o Tema: “Servindo com excelência”.

O Pastor Presidente da Assembleia de Deus Belém - Tenoné Saulo de Tarso, fez a abertura com a sua esposa a Miss: Débora Sozinho de Farias, a direção ficou com a Coordenadora geral da Ufadet, a Irª Edna Poloco.

Foram três noites de muitos louvores e adoração a Deus e mostrando que devemos sempre servir com excelência para o Deus Altíssimo. “Toda Honra, Toda Glória e Todo Louvor”.

2º Batalhão de Operações Ribeirinhas promove palestra com o tema “Prevenção dos principais agravos na cavidade oral” para os alunos do Programa Forças no Esporte (ProFEsp)

Em continuidade às atividades do Programa Forças no Esporte (ProFEsp) 2024, em 5 de novembro, os 100 alunos atendidos pelo Núcleo do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas participaram de uma palestra sobre "Prevenção dos principais agravos na cavidade oral", ministrada pela 1º TEN (RM2-CD) Eriana Uchôa Viana Silva, do Hospital Naval de Belém (HNBe). Durante a atividade, os alunos receberam 50 kits de higiene bucal doados pelo HNBe. A iniciativa reforçou a importância da conscientização e da prática regular de cuidados com a saúde bucal, oferecendo os recursos e orientações necessárias para manter a saúde oral em dia. Além disso, espera-se incentivar os alunos a atuarem como multiplicadores dessa mensagem, conscientizando suas famílias e comunidades sobre a relevância dos cuidados bucais. (Fonte e Foto: Marinha do Brasil/CB-FN-IF LAGO).

1°TEN (RM2-CD) Eriana Uchôa Viana Silva e Alunos do ProFEsp reunidos no auditório do 2ºBtlOpRib

AGRO E LOGISTICA

INVESTIMENTO TOYOTA - A Toyota do Brasil anunciou a inauguração de um centro logístico de peças em Sorocaba/SP. Segundo a empresa, o investimento de R$ 160 milhões permitiu que a área total do novo centro logístico fosse ampliada para 55 mil m², um crescimento de 66% em relação à área anterior.  A nova operação tem capacidade para processar 1,1 milhão de peças por mês, um aumento de 30%. Segundo a empresa, o novo centro logístico de peças é responsável pelo abastecimento de 23 países da América Latina e tem como objetivo dar suporte ao crescimento da produção e das exportações da Toyota, impulsionado pelo recente investimento de R$ 11 bilhões até 2030.

CARGUEIRO AIRBUS - A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul, recebeu seu segundo cargueiro Airbus A321P2F. Segundo a empresa, é o segundo a ser adicionado à frota neste ano e tem previsão de início de operação em fevereiro de 2025. O modelo, capaz de transportar até 27 toneladas, aumentará a capacidade de peso em 39% em relação à frota atual de Boeing 737-400F. Com 14 posições de paletes e capacidade volumétrica de 212 m³, o A321P2F também reduz o consumo de combustível em 27% e as emissões de CO2 em até 9.000 toneladas por ano devido à radiação.

TERMINAIS SUZANO - A Suzano inaugurou as obras de ampliação e modernização de dois terminais em operação no Porto de Santos/SP. Os investimentos no T32 e no DP World, terminais de onde a Suzano exporta celulose, visam atender à demanda gerada com o início das operações da nova unidade em Ribas do Rio Pardo/MS. 

MERCADO DO BRASIL - A TEVX Higer, uma joint venture entre a Higer Bus e a TEVX Motors Group, anunciou sua entrada no mercado brasileiro de veículos comerciais. A empresa venderá os caminhões EON E-Truck e EON Edit 3D no Brasil no primeiro trimestre de 2025, além da van Paradise, ambos 100% elétricos. Para o CEO da TEVX Higer, Carlos Eduardo Souza, esta é uma nova etapa na estratégia de consolidação da eletromobilidade no mercado brasileiro.

AUDIÊNCIA – Foi realizada na tarde da terça-feira (12), a Audiência Pública nº 12/2024. A sessão teve por objetivo obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento da Resolução ANTAQ nº 3.259/2014 que estabelece os procedimentos administrativos decorrentes do exercício das atividades de fiscalização sob competência da ANTAQ. O período de consulta pública segue até as 23h59 do dia 20/11/24, e que as contribuições poderão ser encaminhadas, no nosso site, exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

SEIS GRUPOS - Na manhã da segunda-feira (11), apresentamos, com o @mporoficial , os seis Grupos de Trabalhos do Navegue Simples que vão funcionar nos próximos anos. Os seis Grupos de Trabalhos do Navegue Simples que vão funcionar nos próximos anos.

NAVEGUE SIMPLES -  O 1º, que está em atividade desde julho deste ano, trata da simplificação e a desburocratização de processos da ANTAQ e do ministério para os terminais privados. Confira os temas dos outros GTs:

Licenciamento ambiental para instalações portuárias privadas fora do porto público

Destinação de terrenos e espaço físico em águas públicas da União para instalações portuárias fora do porto público

Simplificação e desburocratização de processos de arrendamentos

Adaptação à mudança do clima em portos

Inovação no ambiente portuário

DESENROLA - A ANTAQ faz parte do programa "Desenrola" voltado às dívidas com as agências reguladoras, fundações públicas e demais autarquias federais, da Advocacia-Geral da União (AGU).  As negociações podem ser feitas até as 19h do dia 31 de dezembro. Acesse a matéria e saiba mais: encurtador.com.br/rPxc5

EXPORTAÇÃO DE SOJA - As exportações brasileiras de soja em grão devem totalizar 2,813 milhões de toneladas no mês de novembro, segundo levantamento semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC). O volume projetado para este mês está abaixo do registrado no mesmo período de 2023, quando o Brasil embarcou 4,599 milhões de toneladas. Em outubro deste ano, o país exportou 4,444 milhões de toneladas de soja, o que também demonstra uma redução nas vendas externas.

FARELO DE SOJA - No caso do farelo de soja, o Brasil deverá exportar 1,868 milhão de toneladas em novembro, o que representa um aumento em relação ao mesmo mês de 2023, quando o volume exportado foi de 1,652 milhão de toneladas. No entanto, o volume de embarques também apresentou uma queda quando comparado a outubro de 2024, quando o Brasil exportou 2,462 milhões de toneladas. Durante a semana de 3 a 9 de novembro, o país enviou 346,739 mil toneladas de farelo de soja, e para o período de 10 a 16 de novembro, a previsão é de 702,074 mil toneladas.

PLANTIO 2024 - O plantio da safra de soja 2024/25 no Paraná alcançou 92% de área das lavouras, conforme informações divulgadas na segunda-feira (12) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura do Paraná. Na semana anterior, a cobertura estava em 85%, o que comprova um ritmo acelerado nas atividades de semeadura. 

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta na sexta-feira. (DEUS É BOM – Em todo tempo).

Fontes: Agência/Brasil. Agência/Safras, Ascom/ANTAQ, Canal Rural e Mundo Logística.

Por: Luís Celso News

E-mails: luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br