Norcoast regrista 20 por cento de market share no primeiro ano de operação

Em comunicado, empresa afirmou que já ultrapassa a marca de 400 clientes utilizando cabotagem como alternativa logística de norte a sul do país e movimentou mais de 70 mil TEUs

Norcoast regrista 20 por cento de market share no primeiro ano de operação

A Norcoast encerrou o primeiro ano de operações com um market share de 20% nos portos onde atua e mais de 400 clientes ativos e recorrentes. No período, movimentou mais de 70 mil TEUs, unidade equivalente a um contêiner de 20 pés, sendo 60% desse volume transportado no modelo porta a porta. Segundo a empresa, o crescimento registrado está alinhado ao plano de negócios da empresa, que projeta atingir maturidade operacional até 2027.

Desde o início das operações, em fevereiro de 2024, a empresa expandiu a atuação e projeta movimentar 14 mil TEUs por mês. Com o objetivo de ampliar sua participação no mercado, avalia novas oportunidades e planeja contratar mais colaboradores para atender ao crescimento da demanda. “O nosso propósito vai além de otimizar a logística. Buscamos diariamente repensar a forma como integramos os diferentes meios, criando uma entrega eficiente para o cliente e um futuro mais limpo. Acreditamos que a navegação costeira é mais do que uma decisão logística, se trata de uma escolha consciente por uma alternativa mais eficiente, que conecta, integra e transforma”, afirmou o CEO da Norcoast, Fabiano Lorenzi.

Atualmente, a Norcoast opera de Norte a Sul do Brasil e estabeleceu parcerias com terminais portuários em Paranaguá (PR), Itajaí (SC), Santos (SP), Suape (PE), Pecém (CE) e Manaus (AM). A frota conta com quatro embarcações com capacidade de 3.500 TEUs cada, todas com bandeira e tripulação brasileiras.

NOVO PLAYER NO MERCADO DE CABOTAGEM

Fundada em outubro de 2023, a Norcoast foi a primeira empresa a entrar no mercado de cabotagem nos últimos 20 anos. Criada pela joint venture entre Hapag-Lloyd e Norsul, a empresa busca oferecer mais opções para companhias que já utilizam a navegação costeira e atrair novos usuários para o modal.

De acordo com a companhia, a estratégia incluiu mapeamento de demanda, identificação de oportunidades de mercado e investimento na marca, com ações de comunicação e divulgação em diferentes canais.

A Norcoast atua no transporte de contêineres via cabotagem e feeder ao longo da costa brasileira, atendendo grandes embarcadores e empresas que estão começando a utilizar esse modal. Entre os segmentos atendidos estão alimentos refrigerados, insumos para construção e bens de consumo, como eletrodomésticos e eletrônicos.

CABOTAGEM COMO SOLUÇÃO DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

Com mais de oito mil km de costa, o Brasil apresenta potencial para o transporte costeiro de cargas, ao passo que além de revolucionar a economia nacional, este modal é sustentável e emite quatro vezes menos CO2 do que o transporte rodoviário, por exemplo.

Atualmente, 58 empresas operam com navegação costeira. Onze delas possuem uma frota de 99 navios que, juntos, transportam 2,5 milhões de toneladas. Disponível desde o pequeno ao grande empreendedor, a solução alivia rodovias, reduz acidentes e, ao mesmo tempo, impulsiona negócios de Norte a Sul do país.

Para o diretor Comercial e de Experiência do Cliente da Norcoast, Fabian Lavaselli, a cabotagem representa uma oportunidade clara de alinhar o modelo de transporte brasileiro às vocações naturais do país. “Nos próximos anos, veremos a modernização e a expansão dos portos, ampliando a interconexão entre os diferentes modais e facilitando o fluxo de mercadorias pelo Brasil. No entanto, para que essa transformação aconteça de fato, precisamos de algo fundamental, isto é, uma mudança de mentalidade. Os tomadores de decisão devem olhar para a navegação costeira como uma aliada estratégica”, disse.

 

Fonte: Redação - Mundo logística

Por: Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

(91) 3212 1015 - 98112 0021