Torneio de robótica apresenta soluções para problemas ambientais que afetam os oceanos
Coluna Luís celso Borges - Edição da quarta-feira
O Pará será palco, mais uma vez, de uma das maiores competições de robótica educacional do Brasil. O Torneio SESI de Robótica First Lego League será realizado nos dias 05 e 06 de dezembro, na unidade SESI Ananindeua, e reunirá participantes dos estados do Pará, Acre e Rondônia. A abertura da programação ocorrerá no dia 05 de dezembro, às 8h30, e a visitação é gratuita.
A edição 2024/2025 reunirá 33 equipes formadas por estudantes de 9 a 15 anos. Pela primeira vez, três equipes participantes do Torneio são formadas por alunos indígenas, de Altamira, região sudoeste paraense. Por meio de uma parceria iniciada em maio de 2024, o SESI promoveu oficinas em comunidades tradicionais do município, aproximando as crianças e adolescentes indígenas no universo da tecnologia e da robótica educacional.
O desafio da temporada se chama ‘Submerged’ e busca promover a conscientização da nova geração para os problemas ambientais enfrentados pelos oceanos. Ou seja, além de demonstrar habilidade prática na programação de robôs, os participantes também apresentarão projetos de inovação com soluções para questões relacionadas à poluição, o aquecimento dos oceanos e à destruição dos habitats marinhos.
"O Torneio SESI de Robótica vai além da competição. É uma plataforma para formar futuros profissionais que estarão à frente das indústrias no Pará. Incentivar a tecnologia e a inovação desde cedo prepara nossos jovens para enfrentar os desafios do setor industrial, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. Essa iniciativa está totalmente alinhada à missão do Sistema FIEPA de qualificar pessoas, gerar oportunidades e dinamizar a economia do estado", afirma Hélio Melo, presidente interino do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará.
Temporada FLL - A First Lego League é considerada a porta de entrada do mundo da robótica e inspira os participantes a seguirem carreira na área de Tecnologia e Inovação. As equipes que participam dos torneios são avaliadas em quatro categorias. No Design do Robô os juízes levam em consideração a programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.
No Desafio do Robô as equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 15 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos no tapete oficial da competição. A categoria Core Values ressalta o valor de uma competição amigável e colaborativa. Ou seja, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são os grandes pontos de atenção dos jovens.
Já na categoria Projeto de Inovação, cada equipe sugere estratégias inovadoras para aproximar o tema do cotidiano das pessoas. Nesta edição, por exemplo, entre os projetos elaborados estão um filtro produzido a partir de fibra de coco para captar as substâncias, em especial o microplástico, contidas na água de uso das embarcações; uma plataforma que utiliza reconhecimento de imagem e inteligência artificial para a identificação de espécies marinhas; redes de pesca produzida a partir do reaproveitamento de garrafas PET; um equipamento para o monitoramento dos manguezais em Bragança; e um aplicativo para monitoramento e alerta de presença de sargaço nas praias de Salinópolis.
“É uma grande honra receber o Torneio SESI de Robótica pela sétima vez no estado do Pará. Vamos reunir participantes das escolas SESI, SENAI, de escolas públicas e particulares, para mostrar todo o potencial que as nossas crianças e adolescentes têm em buscar soluções criativas e viáveis, em prol do meio ambiente. Certamente será uma experiência transformadora para quem faz parte da robótica educacional ou para quem irá nos visitar para conhecer esse universo encantador”, afirma Márcia Arguelles, gerente executiva de Educação do SESI Pará. (Fonte e fotos: Ascom/FIEPA).
Tesla E-Bike 2025: A Revolução da Mobilidade Sustentável
A Tesla, sob a liderança de Elon Musk, está lançando a Tesla E-Bike 2025, uma bicicleta elétrica que promete redefinir a mobilidade urbana. Com tecnologia avançada de baterias para maior autonomia e recursos de autocondução assistida, a E-Bike se destaca como uma alternativa sustentável e eficiente ao transporte tradicional. Essa inovação busca tornar o transporte urbano mais ecológico e seguro, aproximando a visão de Musk de um futuro com cidades menos poluídas e com novas soluções de mobilidade.
CIABA CONVITES
O colunista foi convidado para a quinta-feira (05), a partir da 10 horas no Auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), será a Cerimônia de Entrega Prêmios Escolares do curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante e Declaração de Praticantes-Alunos.
Na sexta-feira (06), o Comandante do centro de instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), CMG Rafael Teixeira Cerqueira, a cerimônia militar de conclusão do Curso de formação de Oficias da Marinha Mercante e declaração de Praticante-Aluno.
AGRO, LOGÍSTICA E NEWS
PARTICIPAÇÃO SOCIAL – A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), informa que a Audiência Pública nº 16/2024 será realizada no dia 10/12, terça-feira, às 10h.A sessão visa a obtenção de contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento da proposta de revisão da Resolução Normativa ANTAQ nº 13/2016 que dispõe sobre o registro de instalações de apoio ao transporte aquaviário. Lembramos que as contribuições poderão ser encaminhadas até as 23h59 do dia 26/12/24, no nosso site, exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Acesse o nosso portal e saiba mais: encurtador.com.br/IC3nh
EXPANSÃO - A DHL Global Forwarding anunciou a expansão de suas operações de transporte terrestre internacional em rotas estratégicas na América do Sul, abrangendo países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru. Nos últimos dois anos, a empresa registrou um aumento de 35% no volume transportado na região. Segundo o CEO da DHL Global Forwarding América do Sul, Alberto Oltra, a nova solução oferece um serviço padronizado, atendendo setores como automotivo, farmacêutico e bens de consumo.
CONECTANDO - A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul, está conectando o Brasil a 47 destinos internacionais por meio de parcerias comerciais com empresas de transporte de diferentes países. A operação abrange a exportação e importação de diversos produtos, como frutas, peças automotivas, equipamentos industriais, fármacos e computadores. Entre os destinos que contemplam os transportes da Azul Cargo por meio de parcerias estão Áustria, Canadá, China, Estados Unidos, Finlândia, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Itália, Noruega, Polônia, Suécia, Suíça e entre outros.
DESEMPENHO EM SC - Conforme dados divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de transporte de Santa Catarina acumulou uma alta de 7,6% entre janeiro e setembro de 2024. O percentual é o segundo maior entre os estados do Sul e Sudeste, atrás somente do Espírito Santo, com 8,9%. Com isso, o desempenho catarinense superou estados como São Paulo (-4,1%), Paraná (+1,3%) e Minas Gerais (+2,8%). Entretanto, mesmo com os números positivos apresentados, o segmento na região Sul ainda sofre impactos com a instabilidade. Segundo Franco Gonçalves, gerente administrativo da TKE Logística, o cenário atual não está muito favorável.
PÍER MAUÁ RJ - Dezembro será agitado no Píer Mauá, no Porto do Rio de Janeiro. No mês, a cidade maravilhosa vai receber cerca de 74 mil turistas, com 9 navios e 20 atracações. O ponto alto será o período das festas de fim de ano, com mais de 22 mil visitantes passando pelo terminal.
CRUZEIROS NA BAHIA - A temporada de cruzeiros na Bahia está a todo vapor. Até 23 de abril de 2025, a Bahia recebe 82 atracações nos portos de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Itacaré e Cairu, trazendo cerca de 300 mil visitantes para a região. Esse movimento impulsiona a economia local e reforça Salvador como um importante polo turístico, consolidando como o terceiro maior porto de cruzeiros do Brasil, recebendo turistas e movimentando passageiros de todo o mundo.
CONTRATO INTERMITENTE - Levantamento do Dieese mostra que 76% dos vínculos intermitentes de trabalho em 2023 tiveram remuneração mensal inferior ao salário mínimo ou não tiveram remuneração.
GOLPES - Foi firmado um acordo de cooperação para ações e projetos de segurança cibernética no setor financeiro, e a criação de mecanismos para proteção contra roubos e fraudes para os usuários do sistema operacional Android e aplicativos bancários.
VIAGENS AÉREAS - Vinte mil aposentados do INSS já viajaram ou viajarão para algum destino dentro do país pelo Programa Voa Brasil, do governo federal. No programa, as passagens custam até R$ 200 cada trecho.
AEROPORTO DE SÃO LUÍS - Recebendo, em média, 17 mil passageiros por semana, o Aeroporto Internacional de São Luís/MA destaca-se como um dos mais importantes da Região Nordeste, onde também foram concluídas as obras da 8ª etapa, de um total de 15 planejadas. O Maranhão é um estado rico em atrações, como os deslumbrantes Lençóis Maranhenses e Alcântara, uma cidade histórica que encanta com suas ruínas coloniais, igreja barroca e um centro histórico preservado.
ARROZ - A semeadura de arroz avançou para 82,6% da área estimada para a temporada 2024/25 nos seis principais estados produtores do Brasil: Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que representam 88% da produção total. As informações são do levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados recolhidos até 1º de dezembro.
PASTOS - A recuperação de pastos degradados é um desafio comum no Brasil, mas o engenheiro agrônomo Mateus Arantes, um dos responsáveis pelo Sistema São Mateus, mostrou que é possível transformar áreas com baixo custo. Como investiu apenas R$ 300 por hectare em uma técnica recomendada pela Embrapa, especialmente eficaz para enfrentar a seca. Arantes enfatizou a importância de um manejo integrado e cuidadoso da pastagem.
Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta na sexta-feira. (DEUS É BOM – Em todo tempo).
Fontes: Agência/Brasil, Agência/Safras, Canal Rural, Mundo Logística e Ascom/MPor.
Por: Luís Celso News
91 98112 0021 luiscelsonews@gmail.com
Comentários (0)
Comentários do Facebook