Personalidades são condecoradas com medalha Amigo da Marinha no Pará

Coluna Luís Celso Borges - Edição da quarta-feira

Personalidades são condecoradas com medalha Amigo da Marinha no Pará

O Comandante do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) e a Sociedade Amigos da Marinha Pará (SOAMAR-PA) premiaram, com a Medalha Amigo da Marinha, 23 personalidades locais com reconhecido destaque na divulgação da mentalidade marítima, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na propagação da importância do mar para o País. A cerimônia foi realizada no dia 21 de novembro, na Praça Carneiro da Rocha, em frente à histórica sede do Com4ºDN, no bairro da Cidade Velha, em Belém-PA.

O evento também foi marcado pelas comemorações ao 79º aniversário do Com4ºDN, Comando de Área que teve sua criação oficializada pelo Decreto-Lei nº 8.181, 19 de novembro de 1945, o qual registrou como área sob jurisdição do 4º Distrito Naval os estados do Amazonas, Pará, parte de Goiás, Maranhão e Piauí, além dos territórios do Acre, Guaporé, Rio Branco e Amapá.

Em fevereiro de 2005, a área de jurisdição do Com4ºDN foi atualizada pela última vez, passando a englobar os estados do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí. “Neste momento de júbilo, tenho a plena convicção de que, ao longo destes 79 anos de dedicação à região Norte e ao Brasil, os êxitos alcançados por este Distrito Naval superaram as adversidades que se apresentaram, fruto do trabalho diuturno, dedicado, de alto comprometimento com o serviço e de elevado espírito marinheiro de todos os homens e mulheres das nossas tripulações”, afirmou, durante discurso, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho.

O público, formado por militares, membros da Diretoria da SOAMAR-PA, agraciados e seus convidados, pôde acompanhar a realização do Cerimonial à Bandeira Nacional comentado, com a descrição de todas as etapas que compõem a tradição marinheira de reverenciar, diariamente, o Pavilhão Nacional nos Navios e em Organizações Militares de terra. Durante o arriar da Bandeira, foi entoado o Hino Nacional, pela Banda de Música do Com4ºDN, integrada por Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.

Medalha Amigo da Marinha

A Medalha Amigo da Marinha foi criada em 1966, e se destina a agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras Forças, bem como. A solenidade de imposição da Medalha é parte das comemorações ao Dia Nacional do Amigo da Marinha, celebrado no dia 6 de novembro, data que marca o nascimento do Almirante de Esquadra e ex-Ministro da Marinha Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que presidiu a fundação da Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro, em 1979, e foi o responsável pela instalação das SOAMAR em várias regiões do Brasil.

Conheça a relação dos agraciados com a Medalha Amigo da Marinha pelo Comando do 4º Distrito Naval:

Alex Lacerda de Sousa (Superintendente do IBAMA no Pará)

Ângela Maria Baleiro Queiroz (Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará)

Bruno dos Santos Antunes (Presidente do Clube de Esportes Aéreos & Náuticos do Pará)

Carlos Fernando Ribeiro da Silva (Diretor da Escola SENAI CEDAM)

Daniel Luís Carvalho Bertolini (Diretor da Empresa de Transportes Bertolini)

Emannuel Sant’Thiago Pereira Loureiro (Diretor Adjunto da Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará)

Erik Frank Linzmaier Nogueira Lima (Gerente de Operações Marítimas e Fluviais da Empresa Raízen)

Fábio Luis Wagner (Administrador da Empresa Coco Bambu em Belém)

Flavio Ribeiro da Silva (Diretor-Presidente da Empresa Abrabunker)

Joelcio José Colares Uchôa Monteiro (Agente da Polícia Federal)

Jones Alves Garcia, (Jornalista)

José Alberto Silva de Sá (Perito Criminal e Coordenador de Aperfeiçoamento e Pesquisa da Polícia Científica do Pará)

Tenente-Coronel Médico José Brasil Freire Júnior (Coordenador Técnico da UTI do Hospital-Geral do Exército e do Hospital Naval de Belém)

José Mario da Costa Silva (Professor Instrutor da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar)

Luiz Augusto Mota Nunes de Carvalho (Chefe do Núcleo de Identificação da Polícia Federal em Belém)

Márcio Rodrigues de Oliveira (Empresário e Jornalista)

Coronel Marcus Vinícius Lopes Rodrigues (Comandante do 8º Batalhão de Manutenção de Selva)

Tenente Coronel (QOPM) Mario Jorge Vasconcelos Conceição Júnior (Comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar do Pará)

Pedro Igor Dias Lameira (Vice-Diretor da Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará)

Rita de Cassia Monteiro de Moraes (Professora Engenheira Civil da Universidade Federal do Pará)

Rui Brandão Rodrigues (Empresário)

Thiago Fernando Gavazza de Vasconcelos (Perito Criminal da Policia Federal)

Welson Ferreira Corrêa (Diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)

CULTO EM AÇÃO DE GRAÇA

Foi realizado na segunda-feira (25), na assembleia de Deus Campo Belém- Tenoné, localizado na Av: Principal do Conjunto Maguari em Belém/PA, o “Culto de Ação de Graça”, pelo aniversário do Pastor Saulo de Tarso que ocorreu na sexta-feira (22).

Foi um momento sublime de celebração e agradecimento a Deus, por tudo que já proporcionou e ainda vai proporcionar, com palavras de apoio e louvores de todos os departamentos do campo. A ministração da “Poderosa Palavra de Deus” ficou com o seu escolhido o Pastor Washington (Pastor presidente da Assembleia de Deus em Santarém/PA).

Outros pastores convidados para o evento: Pr Nelito - Santa Luzia/PA, Pr Joazi - São Félix/PA (Diretor COMIEADEPA), Drº Brandão (Advogado da COMIEADEPA) e Pr Washington – Santarém/PA (Diretor COMIEADEPA) que estão na fotografia.

AGRO E LOGÍSTICA

INAUGURAÇÃO - A Emergent Cold LatAm anunciou a inauguração de seu maior armazém de alimentos a temperatura controlada na América Latina, localizado ao lado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Com investimento superior a R$ 400 milhões, a nova unidade possui capacidade de 347 mil m³, o que representa um aumento de 20% na capacidade operacional da empresa no Brasil. A instalação deve gerar 300 empregos diretos e mil indiretos.

PARCEIRA - A UP2Tech, especializada em equipamentos de telecom, contratou a solução da DHL Supply Chain para expandir seu e-commerce B2C. Por meio do DHL Fulfillment Network (DFN), a DHL passou a executar a logística para e-commerce da companhia desde o inbound até algumas entregas de última milha.  A parceria oferece acesso à infraestrutura compartilhada de armazenagem, transporte, tecnologia e equipe especializada, permitindo que a UP2Tech alcançasse R$ 50 milhões em vendas mensais.

NOVIDADES - A Gestran apresentou um conjunto de novas ferramentas tecnológicas voltadas para gestão de frotas. As novidades incluem recursos de Inteligência Artificial, integração de tecnologias, sistema ERP e softwares especializados. A empresa espera crescer 40% em 2024. Entre os novos produtos, destaca-se o “PneuFit”, equipamento que realiza leitura dos sulcos e calibração de pneus, permitindo avaliar o desgaste e a segurança dos veículos.

PORTO DE SANTOS - Porto de Santos alcançou, em outubro de 2024, a maior movimentação de cargas já registrada para este mês na série histórica, totalizando 15,5 milhões de toneladas. Esse desempenho representa um crescimento de 8,4% em comparação com o mesmo período de 2023. No acumulado de janeiro a outubro, o porto já soma 153,0 milhões de toneladas movimentadas, marcando um aumento de 7,7% em relação ao ano passado.

ASSINATURA - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou na segunda-feira (25) a Ordem de Serviço para o início das obras de melhoramento, atualização e pavimentação da BR-156/AP e realocação das aldeias, no Trecho Norte, entre Macapá e Oiapoque, especificamente no Lote 3, que cobre uma extensão de 56,04 quilômetros, do km 687,73 ao km 743,73. A autorização do início das obras foi dada nesta segunda-feira (25) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão, durante cerimônia no local das obras. O evento contou ainda com a presença de autoridades locais e parlamentares.

ADIAMENTO - A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) adiou a realização da Audiência Pública 15/2024, que aconteceria na segunda-feira (25), às 14h. Nova data será divulgada em breve. O objetivo da audiência é obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento da proposta de Instrução Normativa, que estabelece os procedimentos gerais e critérios referenciais a serem observados pelas unidades técnicas da ANTAQ na qualificação de condutas e práticas no fornecimento de serviços em instalações portuárias.

GESTÃO - O AmpliAR é uma iniciativa que permite que concessionárias assumam a gestão de aeroportos regionais por meio de processos competitivos simplificados, incluindo-os em contratos de concessão já existentes, com reequilíbrios contratuais específicos.

MERCADO DO BOI - O mercado físico do boi gordo abre a semana apresentando alta em seus preços. De acordo com a consultoria Safras & Mercado, o destaque da segunda-feira ficou com o Mato Grosso do Sul, com altas mais consistentes em comparação aos demais estados.

DECLARAÇÃO - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que recebeu formalmente uma carta assinada pelo diretor-presidente do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, publicada na terça-feira (26), endereçada ao ministro Carlos Fávaro, esclarecendo sua declaração em apoio aos agricultores franceses e reconhecendo a alta qualidade, o respeito às normas e o sabor da carne brasileira.

A CARTA  –O Carrefour é um grupo descentralizado e enraizado em cada país onde está presente, francês na França e brasileiro no Brasil. Na França, o Carrefour é o primeiro parceiro da agricultura francesa: compramos quase toda a carne que necessitamos para as nossas atividades na França, e assim seguiremos fazendo. A decisão do Carrefour França não teve como objetivo mudar as regras de um mercado amplamente estruturado em suas cadeias de abastecimento locais, que segue as preferências regionais de nossos clientes. Com essa decisão, quisemos assegurar aos agricultores franceses, que atravessam uma grave crise, a perenidade do nosso apoio e das nossas compras locais.

Do outro lado do Atlântico, no Brasil, compramos dos produtores brasileiros quase toda a carne que necessitamos para as nossas atividades, e seguiremos fazendo assim. São os mesmos valores de criar raízes e parceria que inspiram há 50 anos nossa relação com o setor agropecuário brasileiro, cujo profissionalismo, cuidado à terra e produtores conhecemos.

O Grupo Carrefour Brasil é profundamente brasileiro, com mais de 130.000 colaboradores, se desenvolveu e continua se desenvolvendo sob minha presidência em parceria com produtores e fornecedores do Brasil, valorizando o trabalho do setor produtivo e sempre em benefício de nossos clientes. Nos últimos anos, o Grupo Carrefour Brasil acelerou seu desenvolvimento, dobrando tanto o volume de seus investimentos no país quanto suas compras da agricultura brasileira. Mais amplamente, o Brasil é o país em que o Carrefour mais investiu sob minha presidência, o que confirma nossa ambição e nosso comprometimento com o país. Assim seguiremos prestigiando a produção e os atores locais e fomentando a economia do Brasil.

Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas.

O Carrefour está empenhado em trabalhar, na França e no Brasil, em prol de uma agricultura próspera, seguindo nosso propósito pela transição alimentar para todos. Asseguro, Senhor Ministro, nosso compromisso de longo prazo ao lado da agricultura e dos produtores brasileiros.

Aproveito a oportunidade para renovar os protestos de estima e consideração.

Atenciosamente,
Alexandre Bompard Diretor-Presidente do Grupo Carrefour”.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta na sexta-feira. (DEUS É BOM - Em todo tempo).

Fontes: Agência/safras, Canal Rural, Mundo Logistíca, ACS/Com4ºDN, Ascom/ANTAQ, Ascom/DNIT.

Por: Luís Celso News

contato@luiscelsonews.com.br

91 98112 0021 luiscelsonews@gmail.com