Transpetro alia simuladores a treinamento de resposta à emergência
Coluna Luís Celso Borges - Edição de domingo
Estrutura de simulação marítima e hidroviária utilizada em imersão de protocolos para contenção de vazamento de óleo no mar pode ser adaptada para diferentes cenários em operações nacionais e internacionais
A Transpetro realizou pela primeira vez um treinamento de resposta à emergência utilizando seu centro de simuladores marítimo e hidroviário. Na quinta-feira (10), a empresa incrementou os exercícios com cenários de operação em terminais aquaviários e em navios com a utilização dos simuladores de navegação para testar todas as etapas e fluxos de ocorrências de vazamento e óleo no mar. O evento, na Academia Transpetro, no Rio de Janeiro (RJ), simulou um vazamento de óleo no mar e utilizou a infraestrutura dos simuladores para o combate à emergência, preparando equipes para agir de forma eficiente em situações críticas.
O simulado fez parte do 1º Workshop de Contingência da Transpetro, no Rio de Janeiro (RJ), que reuniu profissionais da companhia e da Petrobras, além de representantes do Ibama, Marinha do Brasil, Inea, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, ICMBio e da Sociedade Latino Americana de Operadores de Terminais Marítimos de Petróleo e Monoboias (SLOM). "Esse grupo multidisciplinar discutiu, em dois dias, ações planejadas de resposta à emergência, dentro de suas especificidades, com objetivo comum de responder de forma organizada e rápida a qualquer situação de emergência", destacou o gerente executivo de segurança, meio ambiente e saúde (SMS) da Transpetro, Raildo Viana.
A companhia estabeleceu um cronograma regular de treinamentos para testar estratégias e efetividade das ações de resposta a emergências. "Em 2023, a Transpetro movimentou mais de 55 milhões de m³ de petróleo e derivados nos navios da empresa, sem que ocorresse qualquer vazamento, o que demonstra nosso comprometimento para realização de atividades de maneira segura', disse Viana.
O comandante Gilberto Maciel, consultor da Transpetro responsável pelo Centro de Simuladores, salientou que a estrutura conta com tecnologia 100% brasileira e certificação internacional da classificadora DNV, permitindo imersão em diferentes cenários modelados para, pelo menos, 10 tipos de navios, desde petroleiros e gaseiros e embarcações de apoio marítimo e também classe Valemax.
A Transpetro considera o domínio do código fonte dos simuladores um diferencial que possibilita customizar todo tipo de treinamento, com a imersão em qualquer tipo de porto e ambiente, replicando condições operacionais. Viana afirmou que a variedade de terminais e navios modelados no simulador pode ser ampliada para ativos no Brasil e no exterior.
Hoje, a frota operada pela Transpetro tem 26 navios próprios, construídos no Brasil, de bandeira brasileira e com tripulantes brasileiros. Cerca de 50% da frota trafegam em águas internacionais. "O fato de termos hoje o código fonte, tecnologia 100% brasileira desenvolvida em parceria entre Cenpes, USP e Transpetro, possibilita modelarmos qualquer tipo de cenário desejado", ressaltou o gerente.
Maciel acrescentou que, a partir de 2021, a Transpetro passou a oferecer para o mercado treinamentos e simulações de operações com visualizações da praça de máquinas junto com o passadiço, além de análises de engenharia, por exemplo, para projeções de atracações específicas. Ele estima que, entre 2016 e 2024, o centro tenha realizado mais de 2.200 horas de treinamento para o transporte marítimo nos simuladores.
O consultor também citou a parceria com a Marinha, por meio do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), para treinamento de praticantes. Ele explicou que esse intercâmbio é uma oportunidade para os alunos terem contato com profissionais da área de operação e complementar as atividades curriculares e práticas. Uma Normam estabeleceu uma relação de equivalência de tempo entre o estágio embarcado e o embarque virtual.
No próximo dia 7 de novembro, o Centro de Simuladores receberá premiação da OEA na categoria 'Transformação Tecnológica'. O prêmio será entregue durante o 2024 CIP-OAS Maritime Award of the Americas, na Guatemala. A estrutura conta com quatro simuladores que podem ser utilizados simultaneamente e de forma integrada. (Fonte: Revista Portos e Navios).
Na foto: Contra-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho, Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), Capitão de Longo Curso Raildo Viana, Gerente Executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Transpetro e Francisco Barreto, Presidente da Sociedade Latino Americana de Terminais Marítimos e Operadores em monoboia (SLOM).
PAINEL ESTATÍSTICO AQUAVIÁRIO ANTAQ – AGOSTO 2024
A Agência Nacional de Transportes Aquaqviário (ANTAQ) divulgou o “Painel Estatístico Aquaviário Agosto 2024”. Tem recorde no nosso Painel Estatístico Aquaviário. Os dados de agosto deste ano apontaram recorde na movimentação das seguintes mercadorias: Açúcar: 4 milhões de toneladas (+33,19%) e Adubos (Fertilizantes): 4,65 milhões de toneladas (+28,97%).
Os resultados do Painel mostraram, também, que os portos brasileiros movimentaram 119,37 milhões de toneladas no 8º mês de 2024. O número representa um decréscimo de 0,69% em comparação com o mesmo período de 2023. No acumulado do ano, o aumento na movimentação foi de 3,41%, com a movimentação de 885 milhões de toneladas.
As instalações portuárias públicas movimentaram 44,63 milhões de toneladas, registrando crescimento de 9,08% em relação a agosto do ano passado. Entre os 10 principais portos organizados em movimentação de carga, destaque para a maior evolução percentual: Porto de Suape (PE): 2,67 milhões de toneladas (+ 42,03%)
Os Terminais de Uso Privado (TUPs) registraram 74,74 milhões de toneladas movimentadas, o que representou um recuo de 5,73%. No ranking dos TUPs com as maiores evoluções percentuais, destaque para: Porto do Açu - Terminal De Minério (RJ): 2,45 milhões de toneladas (+33,71%). (Fonte: Ascom/ANTAQ).
FERROVIA
A VLI está na reta final do processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) — um divisor de águas para o reequilíbrio financeiro de um ativo que vem dando prejuízo há décadas. A renovação antecipada também é um fator-chave para valorizar a VLI – cujos maiores acionistas são a Brookfield e a Vale – antes de um IPO na próxima janela de mercado.
A empresa opera a concessão da FCA desde 2011 – quando a companhia foi criada a partir de um spinoff da Vale – e desde então já investiu mais de R$ 11 bilhões na concessão. A ferrovia tem um prejuízo acumulado de mais de R$ 3 bilhões no balanço. No ano passado, fez uma receita líquida de R$ 3,5 bilhões, prejuízo operacional de R$ 600 milhões e prejuízo líquido de R$ 900 milhões. “A valores atualizados pela Selic, pagamos R$ 17 bilhões de outorga ao governo desde o início da concessão, há 28 anos,” disse ao Brazil Journal o CEO da VLI, Fábio Marchiori. “Além disso, temos gasto com a depreciação e manutenção de trechos onde não passa nenhuma carga. Esses dois fatores fizeram com que a operação ficasse deficitária por muito tempo.” Leia a reportagem completa no Brazil Journal.
AGRO E LOGISTÍCA
PORTO DE SUAPE - Uma importante obra de manutenção, que vai reforçar a estrutura do molhe e reparar danos na berma hidráulica. Com isso, serão garantidas condições seguras para a manobra e atracação dos navios, minimizando a ação das ondas e correntes marítimas. Com um investimento total de R$ 123 milhões, essa iniciativa é fundamental para aprimorar a infraestrutura do porto, assegurando operações ainda mais seguras e eficientes.
PORTO DO AÇU - Em 2023, o terminal conquistou uma redução impressionante de 28% na pegada de carbono. Com um forte compromisso ambiental, o porto está adotando novas estratégias para reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa e tem como meta atingir emissões líquidas zero até 2050. O Porto do Açu é, sem dúvida, um líder em práticas sustentáveis no setor.
TERMINAL NO PIAUÍ - Um investimento de R$ 543,5 milhões está sendo direcionado para a construção do Terminal de Uso Privado (TUP) em Luís Correia. Esse projeto promete não apenas melhorar a infraestrutura da região, mas também impulsionar a economia local, com potencial para dobrar o PIB do estado em até 10 anos. Com mais de 578 mil m², o TUP será um ponto estratégico para a movimentação de cargas, incluindo granel sólido mineral e vegetal, líquidos e gerais. O terminal terá capacidade para receber navios de até 60 metros de comprimento e 6 metros de calado, garantindo eficiência nas operações.
SALGADO FILHO - Após meses de interdição, o Aeroporto Salgado Filho está se preparando para retomar suas operações no dia 21 de outubro. Com o apoio das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), estamos realizando testes de segurança essenciais para garantir a tranquilidade de todos os passageiros. A reabertura é um marco significativo não apenas para a mobilidade, mas também para a economia do Rio Grande do Sul.
12 DE OUTUBRO – No dia 12 de outubro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, profissional fundamental para o desenvolvimento do agronegócio e para a garantia de uma produção agrícola eficiente, sustentável e inovadora. São mais 100 mil profissionais registrados em todo o país. Responsável por diversas áreas da produção rural, o engenheiro agrônomo exerce um papel estratégico, ajudando a transformar o setor em um dos pilares da economia brasileira.
MERCADO DA SOJA - O mercado brasileiro de soja teve dois momentos distintos na sexta-feira (11). Antes da divulgação do relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os preços domésticos eram firmes e houve registro de negócios. Depois, as cotações passaram a recuar, travando o mercado.
SOJA EM CHICAGO - Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fecharam a sexta-feira em baixa, revertendo os ganhos iniciais e ampliando as perdas acumuladas ao longo da semana. O ponto de reversão da recuperação técnica foi o relatório de outubro do USDA.
RELATÓRIO - O relatório indicou que a safra norte-americana de soja deverá ficar em 4,582 bilhões de bushels em 2024/25, o equivalente a 124,7,8 milhões de toneladas. A produtividade foi indicada em 53,1,2 bushels por acre. O número ficou acima da expectativa do mercado, de 4,572 bilhões ou 124,4 milhões de toneladas. Em setembro, a estimativa era de 4,586 bilhões de bushels ou 124,8 milhões de toneladas. A produtividade estava estimada em 53,2 bushels por acre.
MERCADO DO BOI - O mercado físico do boi gordo apresenta continuidade do movimento de alta no decorrer da sexta-feira (11). De acordo com a consultoria Safras & Mercado, o ambiente de negócios ainda sugere pela renovação das máximas da atual temporada no curto prazo.
MERCADO ATACADISTA - O mercado atacadista se depara com preços firmes, ainda em perspectiva de alta no curto prazo, em linha com a entrada dos salários na economia, motivando a reposição entre atacado e varejo ao longo da cadeia produtiva.
CÂMBIO - O dólar comercial encerrou a sessão em alta de 0,52%, sendo negociado a R$ 5,6139 para venda e a R$ 5,6120 para compra. Durante o dia, a moeda norte-americana oscilou entre a mínima de R$ 5,5584 e a máxima de R$ 5,6534. Na semana, a moeda teve valorização de 2,91%.
Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. (DEUS É BOM – Em todo tempo).
Fonte: Canal Rural, Ascom/MPor, Agência/Safras e Ascom/ANTAQ.
Por: Luís Celso News
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