Primeira empresa independente de petróleo e gás natural do país começa a operar

Coluna Luís Celso Borges - Edição da sexta-feira

Primeira empresa independente de petróleo e gás natural do país começa a operar

A Brava Energia obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para iniciar a produção por meio do navio-plataforma (FPSO, da sigla em inglês) Atlanta, que tem capacidade para produzir até 50 mil barris óleo por dia, tratar 140 mil barris de água por dia e estocar até 1,6 milhão de barris de óleo. Segundo a empresa, na terça-feira (31), foi extraído o primeiro óleo a partir do sistema definitivo na Bacia de Santos. Após a conexão e partida dos dois primeiros poços, a produção estabilizou em cerca de 20 mil barris por dia (bpd), informou na quarta (1).

Com isso, a Brava se tornou a primeira empresa independente de petróleo e gás natural do país a desenvolver um sistema de produção em águas profundas desde sua fase inicial, dentro do orçamento previsto e dos prazos estabelecidos para perfuração dos poços, instalação de equipamentos iniciais e obras do FPSO.

Em fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a produção se inicia a partir dos poços 6H e 7H, que estão em estabilização, enquanto a companhia prossegue com a companhia em conexão dos quatro poços remanescentes 2H, 3H, 4H, 5H. A previsão de término é o segundo trimestre de 2025. (Fonte: Estadão/Conteúdo).

CEO da Brava, Décio Oddone.

Veja como está o projeto do túnel que ligará as margens do maior porto do Brasil

Após muitos anos de expectativa, a ligação seca entre Santos e Guarujá – municípios que fazem parte da área do Porto Organizado de Santos – vai sair do papel. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construção do túnel submerso no canal de navegação no maior complexo portuário do Brasil foi aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) e encaminhado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Passo a passo

A previsão do Governo Federal é de que as obras sejam iniciadas em 2025. Porém, antes disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) precisa dar aval ao projeto. A proposta prevê a concessão do túnel à iniciativa privada, de forma a garantir a manutenção ao longo de 30 anos. Após a análise do tribunal, um edital de leilão será lançado antes do início da construção.

O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, encaminhou ao diretor da Antaq, Alber Furtado de Vasconcelos, o pedido para que a agência delibere sobre a continuidade do projeto de construção do túnel. Ávila informou que as audiências públicas já foram realizadas em sua plenitude. Ofício também foi enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU).

DNIT contrata emergencialmente construção de nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou nesta terça-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU) a contratação da empresa que vai construir a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

A obra tem orçamento de R$ 171.969.000,00 e o consórcio construtor - formado pelas empresas Gaspar S/A e Arteleste Construções - terá 12 meses para elaborar os projetos de engenharia e construir a ponte, que vai substituir a estrutura Juscelino Kubitschek de Oliveira que colapsou no domingo (22).

O DNIT sugeriu algumas premissas técnicas para serem adotadas na nova ponte, denominada Ponte de Estreito. Entre elas, a autarquia apontou a necessidade da travessia ser 100 metros mais extensa que a anterior, resultando num comprimento total da OAE de 630 metros, com um vão livre de 150 metros. A nova ponte deve ter uma largura de 19 metros, ou seja, sete metros mais larga que anterior, e que serão distribuídos em duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada, dois acostamentos de 3 metros cada, duas barreiras de proteção tipo New Jersey de 40 centímetros cada, dois passeios de 2,3 metros cada e guarda guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

“Com o valor de mais de R$ 171 milhões, o DNIT, além de investir em uma nova travessia mais extensa e mais larga, com passeios para pedestres, ciclovia, vai poder executar os serviços necessários de demolição da estrutura antiga e limpeza da área com a remoção dos escombros”, destaca o diretor-geral da autarquia, Fabricio de Oliveira Galvão.

A dispensa de licitação é um fundamento legal amparado no artigo 75, inciso VIII da lei nº 14.133/2021, que possibilita a contratação emergencial da obra, dando agilidade na construção da nova travessia.

Impacto das plantas daninhas nas pastagens

Janaína Martuscello explica que, para cada quilograma de matéria seca de planta daninha presente no pasto, ocorre uma perda de um quilograma de capim. Além disso, algumas dessas plantas daninhas são tóxicas, representando uma séria ameaça à saúde do gado.

No Brasil, a mortalidade por plantas tóxicas é a terceira maior causa de morte entre bovinos. Exemplos dessas plantas incluem o cafezinho e a samambaia, que estão presentes em várias regiões e podem causar perdas substanciais.

1º Fertilidade do solo: A primeira etapa do manejo integrado é garantir níveis adequados de fertilidade do solo através da calagem e adubação. Solos férteis favorecem o capim, reduzindo a chance de estabelecimentos de plantas daninhas.

2º Ajuste da lotação: Manter a densidade do rebanho adequada é essencial para evitar o superpastejo, que enfraquece o capim e cria oportunidades para o estabelecimento de plantas invasoras.

3º Roçada e herbicida: Quando as plantas daninhas já estão bem estabelecidas, a combinação de roçada e aplicação de herbicidas pode ser necessária. No entanto, a roçada deve ser usada com cautela para não afetar negativamente o capim.

AGRONEGÓCIO – LOGÍTICA E NEWS

RENOVAÇÃO MÉXIC0 - O México renovou o benefício tributário que elimina as tarifas de impostos sobre itens essenciais da cesta básica, como carnes, leite, arroz e feijão, produtos nos quais o Brasil tem forte participação como exportador no mercado mexicano. O pacote incentiva a oferta por meio da importação de produtos estratégicos, como carne de frango e carne suína.

ESTENDIDO - O chamado Paquete Contra la Inflación y la Carestía (Pacic) foi estendido até 31 de dezembro de 2025 pela presidente do México, Claudia Sheinbaum. Segundo o governo brasileiro, a renovação da medida tem sido fundamental para a continuidade das exportações brasileiras de alimentos ao México.

SAFRA PARANÁ - safra 2023/2024 no Paraná foi impactada por condições climáticas adversas que afetaram tanto a produtividade quanto a qualidade da soja. A quebra em relação à safra anterior foi de 17%, com uma perda de 3 milhões de toneladas. Além disso, a combinação de altas temperaturas e estiagem prolongada, principalmente na fase de floração e enchimento de grãos, prejudicou o desenvolvimento das lavouras, o que reduziu o ciclo das plantas e comprometendo os rendimentos.

PRODUÇÃO NO PARANÁ - A produção de soja no Paraná no último ciclo foi de 18,4 milhões de toneladas, e as expectativas para 2023/2024 eram de 22,4 milhões, o que representaria um aumento de 21% em relação à safra anterior. No entanto, a realidade foi diferente, com áreas como o Oeste e o Norte Pioneiro enfrentando seca severa, resultando em quebras de produtividade de até 50%. Por outro lado, o Sul do estado obteve resultados mais positivos, ajudando a equilibrar a produção.

EMBARQUES - O line-up, a programação de embarques nos portos brasileiros, indica que o Brasil deverá exportar cerca de 1,021 milhão de toneladas de soja em grão durante o mês de janeiro, conforme levantamento realizado pela Safras & Mercado. Esse volume representa uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando as exportações de soja somaram 2,368 milhões de toneladas.

MERCADO SOJA -mercado brasileiro de soja registrou uma quinta-feira de poucos negócios, ainda impactado pelo ritmo de festividades de fim de ano. As cotações devem apresentar poucas variações, com Chicago retomando suas operações mais tarde, às 11h30min, devido ao feriado.

FELIZ ANO NOVO - Os portos, aeroportos e hidrovias são fundamentais para conectar o Brasil ao mundo, impulsionando o comércio, o turismo e o desenvolvimento regional. Que 2025 seja marcado por avanços na infraestrutura e na logística, garantindo mais eficiência, sustentabilidade e oportunidades.

PORTO DE SANTOS - O Porto de Santos é conexão, crescimento e futuro! Que em 2025 estejamos ainda mais ligados, impulsionando o Brasil e conectando pessoas, negócios e sonhos. O Porto de Santos deseja um excelente ano novo a todos.

DESABAMENTO DE PONTE - Os trabalhos de mergulho e uso de drones subaquáticos na busca por desaparecidos do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foram suspensos na quinta(2) devido a abertura de comportas de usina hidrelétrica.

NOVA PONTE - O DNIT publicou na terça-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU), a contratação da empresa que vai construir a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

PRAZO PARA JUSTIFICATIVA - O prazo o eleitor que não votou no segundo turno das eleições municipais de 2024 justificar a ausência termina na próxima terça-feira (7). Isso vale para quem tem a obrigação de votar, porém não compareceu às urnas.

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - O MEC informou na quinta-feira (2) que vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025, sendo 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 vagas no segundo semestre.

TRIBUTOS - A partir da quinta-feira (2) e até o último dia útil (31) de janeiro, o Portal do Simples Nacional estará disponível para que contribuintes que desejam ingressar ou reingressar no regime possam fazer o pedido.

BRICS - A soma dos nove países que já integram formalmente o Brics, além da Arábia Saudita, concentram mais de 40% da população global, com tendência de crescimento acima da média do planeta na próxima década.

MULHERES MILITARES - O alistamento militar voluntário feminino nas Forças Armadas foi aberto e o prazo para as inscrições facultativas vai até 30 de junho. Podem se candidatar, mulheres que completam 18 anos em 2025.

Uma maravilhosa e abençoada sexta-feira a todos, a coluna volta no domingo. (DEUS É BOM – Em todo tempo).

 

Fontes: Agência/Brasil, Agência/Safras, Canal Rural, Ascom/DNIT e Ascom/MPor.

Por: Luís Celso News

Contatos: (91) 98112 0021

luiscelsonews@gmail.com