MAHLE homologa primeiro motor a gás para Proconve P8 no Brasil
A certificação foi realizada com o motor N60 CNG, movido a gás e biometano, desenvolvido para ônibus pela FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group - Os laboratórios de motores da MAHLE possuem acreditação conforme norma ISO/IEC 17025 para ensaios Proconve P8

A primeira certificação de um motor a gás no Brasil foi emitida no Centro Tecnológico da MAHLE, em Jundiaí (SP). Com esse marco, a empresa se consolida como parceira no desenvolvimento de motores voltados para novas soluções de descarbonização da mobilidade. Os testes de emissões foram realizados com o motor N60 CNG movido a gás natural e biometano, desenvolvido para aplicação em ônibus pelo cliente FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, para garantir o atendimento aos limites de emissões de poluentes do motor, estabelecidos pelas normas brasileiras.
Os laboratórios de motores da MAHLE possuem certificação ISO/IEC 17025 para ensaios Proconve P8, norma brasileira que regulamenta as emissões de poluentes na indústria automotiva. A norma estabelece os limites máximos de emissões de gases poluentes para veículos pesados movidos a combustíveis fósseis, como o diesel e o gás.
Motor N60 CNG da FPT Industrial
Os motores da FPT Industrial foram desenvolvidos com o conceito Diesel Like, que assegura um desempenho equivalente ao dos motores a diesel, ao mesmo tempo que reduz as emissões. O motor N60 CNG de 5,9L, certificado no Centro Tecnológico MAHLE, foi projetado para operar com gás natural ou biometano, oferecendo uma alternativa mais sustentável para a mobilidade.
A operação com motor a gás emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO2) e até 10% menos dióxido de carbono (CO2) abastecido com GNV. Quando abastecido com biometano, a redução de CO2 pode chegar a 98%, reforçando seu papel na descarbonização do transporte de passageiros
Ensaios em motores e testes em componentes
Com recursos dedicados ao desenvolvimento de tecnologias voltadas a mobilidade sustentável, que inclui motores de combustão interna com combustíveis sustentáveis, o Centro Tecnológico em Jundiaí é considerado um dos maiores da América do Sul.
Os laboratórios do centro tecnológico da MAHLE operam com rigorosos protocolos de qualidade estabelecidos pela norma NBR 17025, permitindo a homologação de motores pesados e a realização de ensaios de emissões e durabilidade em motores movidos a diesel, gasolina, etanol, GNC, biometano, combustível especial e biodiesel. “Oferecemos aos clientes um padrão de excelência internacional com o propósito de tornar o motor mais eficiente e sustentável para o futuro. Apoiamos a utilização do gás natural e do biometano, que contribui para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar. Nosso objetivo é avançar mais rapidamente em direção a uma sociedade livre de emissões”, diz o Diretor do Centro Tecnológico da MAHLE de Jundiaí no Brasil, Everton Lopes.
Além dos testes em motores, o Centro Tecnológico da MAHLE oferece diversos testes e validações para componentes que envolvem durabilidade, resistência e exposição a condições extremas de uso e clima. Entre os principais testes estão o de vibração, atenuação de onda sonora, fadiga por pulsação, eficiência de filtragem, resistência térmica em câmara climática, separação de água e testes de corrosão.
A digitalização também faz parte deste centro tecnológico, utilizando simulação numérica para tornar o motor mais eficiente e sustentável para o futuro.
Sobre a MAHLE
A MAHLE é uma parceira internacional de desenvolvimento e fornecedora para a indústria automotiva, com clientes nos setores de automóveis de passageiros e veículos comerciais. Fundada em 1920, o grupo de tecnologia está empenhado na mobilidade neutra em termos climáticos do amanhã, com um foco nas áreas estratégicas da eletrificação e gerenciamento térmico, bem como em novas tecnologias para reduzir as emissões de CO2 do motor a combustão, tais como células de combustível ou motores de combustão limpa altamente eficientes com combustíveis alternativos e hidrogênio. Atualmente, um em cada dois veículos globalmente está equipado com componentes da MAHLE.
Fonte: MAHLE - Grupo Printer Comunicação
christiane.nociti@grupoprinter.com.br
Por: Luís Celso News
luiscelsonews@gmail.com
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