Setor de rochas projeta mais de US$ 18 milhões em negócios após Rodada na Marmomac Brazil

Ação reuniu 22 empresas do setor em 264 reuniões com compradores de oito países durante a feira realizada em fevereiro, em São Paulo.

Setor de rochas projeta mais de US$ 18 milhões em negócios após Rodada na Marmomac Brazil
Rodada de Negócios Marmomac Brazil - Photo: Karina Porto-Firme

A Rodada de Negócios promovida pelo projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone ( http://braziliannaturalstone.com/ ) durante a Marmomac Brazil ( https://www.marmomacbrazil.com.br) 2025, realizada entre os dias 18 e 20 de fevereiro em São Paulo, encerrou sua edição com resultados expressivos para o setor de rochas naturais. A ação, promovida pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas - https://centrorochas.org.br/ ) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil - https://apexbrasil.com.br), reforça o posicionamento do Brasil como um dos principais players do mercado internacional.

Durante a dinâmica foram realizadas 264 reuniões de negócios entre 22 empresas brasileiras e 14 compradores internacionais, provenientes de países como Canadá, Índia, México, Países Baixos, Polônia, Romênia, Taiwan e Estados Unidos. Essas conexões resultaram em uma estimativa imediata de US$ 1,83 milhão em negócios, com expectativa de movimentar mais de US$ 18 milhões nos próximos 12 meses. "A Rodada de Negócios faz parte de uma estratégia sólida de inserção global, criando oportunidades para que as empresas brasileiras de rochas naturais se mantenham conectadas com os mercados-alvo, fortaleçam parcerias internacionais e consolidem o Brasil como referência em qualidade, diversidade de materiais e inovação setorial", afirmou presidente do Centrorochas, Tales Machado.

As empresas participantes relataram a realização de 596 contatos comerciais, sendo 278 deles novos. O nível de satisfação da ação também foi destaque: mais de 87% das empresas avaliaram positivamente a experiência, enquanto entre os compradores o índice chegou a 98%. As empresas participantes – todas com sede no Espírito Santo, maior estado exportador de rochas naturais do Brasil – foram: Amagran, Atlas Mármores, Bramagran, Brasigran, Brothers in Granite, Brumagran, Comil Cotaxé, CS3, Decolores, Granitos Assunção, Granitos Colodetti, Lime Stone, Magban, Marbrasa, Margramar, MGA, Milanezi, Pedra do Frade, Pemagran, Potencial Pedras, Qualitá e Santo Antonio Stones.

Ainda no período da feira, o projeto setorial contou com a participação de sete designers e dois jornalistas internacionais convidados, vindos dos Estados Unidos, Alemanha e Turquia, que vivenciaram uma imersão completa no setor de rochas naturais do Brasil – desde visitas técnicas a empresas no Espírito Santo até a programação da Marmomac Brazil, em São Paulo. O impacto positivo da experiência foi refletido no alto índice de aprovação: cerca de 92% dos participantes avaliaram a ação como positiva, destacando a qualidade dos conteúdos, o acesso à cadeia produtiva e a valorização da geodiversidade brasileira.

O gerente do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Thiago Fukuda, destacou a programação construída como diferencial. “A agenda elaborada pelo Centrorochas, por meio do projeto setorial, permitiu que os convidados internacionais vivenciassem, de forma integrada, todas as etapas da cadeia produtiva – desde a extração nas pedreiras até a aplicação das rochas em projetos reais. Essa imersão qualificada contribui para ampliar o reconhecimento do Brasil como fornecedor de materiais com alto valor agregado e grande diversidade geológica”, ressaltou.

Com o sucesso da primeira edição, a Marmomac Brazil já tem data marcada para 2026: o evento acontecerá novamente em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de março, prometendo ampliar ainda mais sua representatividade e impacto no setor de rochas naturais das Américas.

Destaques da Rodada de Negócios na Marmomac Brazil 2025
•    264 reuniões de negócios realizadas durante a feira
•    22 empresas brasileiras participantes, todas do Espírito Santo
•    14 compradores internacionais de 8 países: Canadá, Índia, México, Países Baixos, Polônia, Romênia, Taiwan e Estados Unidos
•    US$ 1,83 milhão em negócios imediatos
•    US$ 18,06 milhões em negócios estimados para os próximos 12 meses
•    596 contatos realizados, sendo 278 novos contatos comerciais
•    Mais de 87% de aprovação entre as empresas participantes
•    Cerca de 98% de satisfação entre os compradores internacionais
•    Participação de 7 designers e 2 jornalistas internacionais dos Estados Unidos, Alemanha e Turquia
•    Cerca de 92% de aprovação entre os profissionais internacionais convidados

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.

Sobre o Centrorochas
A Associação Brasileira de Rochas Naturais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.


Fonte: Karina Porto Firme - Head de Comunicação do Centrorochas e It’s Natural – Brazilian Natural Stone
comunicacao@centrorochas.org.br

Por: Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

91 98112 0021 - 3212 1015