CIAMPA, em parceria com a FEBRACIS, avança no compromisso de prover uma formação de excelência aos futuros Soldados Fuzileiros Navais.
Coluna Luís Celso Borges - Querta-feira
Nos dias 19 e 20 de março, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), em parceria com Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS), promoveu um evento voltado para os alunos e alunas do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), que teve como objetivo fornecer ferramentas para o desenvolvimento pessoal e profissional, essenciais para o sucesso em qualquer área da vida.
Durante a palestra cujo tema foi: “O Poder da Autorresponsabilidade”, os treinadores da FEBRACIS compartilharam suas experiências e conhecimentos na área de desenvolvimento humano, proporcionando aos participantes uma visão abrangente das habilidades necessárias para se destacar tanto na carreira militar quanto na vida pessoal.
Para o diretor da FEBRACIS-RJ, Emerson Doblas, essa parceria com o CIAMPA representa uma oportunidade única de contribuir para a formação integral dos futuros Soldados. "Nós da FEBRACIS abraçamos esse compromisso de contribuir com a formação desses jovens, forjando cidadãos melhores com ética, princípios e valores, com a metodologia da autorresponsabilidade".
Os alunos do C-FSD-FN expressaram grande satisfação com as palestras, destacando a relevância do tema abordado e a qualidade das informações compartilhadas pelos palestrantes. "A palestra abordou assuntos extremamente importantes como autodisciplina, nos trazendo muita motivação", afirmou a Aprendiz-Fuzileiro Naval 6120- Laviny Pimentel.
A parceria da FEBRACIS com o CIAMPA é apenas o primeiro passo de uma colaboração contínua em prol do crescimento integral e do sucesso dos futuros Soldados Fuzileiros Navais. (A coluna agradece a colaboração dos comandantes CMG FN Vanderli e CF Carlos Rocha).
CIAMPA – Aqui nascem os Combatentes Anfíbios
VISITAS
Em visita na cidade de Natal/RN, em 22 de março o Vice-Almirante (RM1) Wilson de Lima Filho, (hoje diretor da ANTAQ). Teve a oportunidade de visitar o Comando do 3º Distrito Naval, que possui em sua jurisdição os seguintes estados: CE, RN, PB, PE e AL. Na sua área, destacam-se, ainda o Arquipélago de Fernando de Noronha, a Reserva Biológica Atol das Rocas, e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Além do que possui instalações portuárias relevantes como Areia Branca, Cabedelo, Fortaleza, Maceió, Pecém, Recife e Suape. O Comomando 3ºDN possui 15 Organizações Militares diretamente subordinadas, incluindo quatro Agências e oito Navios, possuindo uma força de trabalho de cerca de 3.600 militares e servidores civis. Na ocasião fui recebido por seu Comte VAlte Alexander Reis Leite que fez uma elucidativa apresentação sobre as atividades DN e a economia azul. Muito bom revisitar as novas instalações deste DN onde passei dois intensos anos (1988/90), como Imediato do saudoso RBAM Alte Guilhem. Agradeçeu a gentil e profissional recepção - Viva a Marinha.
Durante as atividades profissionais à cidade de Natal/RN, “não poderia deixar de registrar a imensa satisfação de rever alguns presidentes das SOAMAR do Nordeste, que gentilmente prestigiaram a palestra que proferi na Assembleia da FENAMAR na capital potiguar”.
A Sociedade Amigos da Marinha é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como um dos seus objetivos disseminar a consciência e a mentalidade marítimas junto à população. Está espalhada por todo o país. É o braço “civil” da nossa invicta Marinha.
“Agradeço a prestigiosa presença do Sr. Jorge Eduardo Pessoa de Aragão, Vice-presidente da SOAMAR Brasil; Sr. Paulo César Dantas Fernandes - Presidente da SOAMAR Natal; Sr. Jamiro Dias de Oliveira Junior - Presidente da SOAMAR Ceará; e Sr.Helio Martins da Silva - Presidente SOAMAR Areia Branca. Encerro minha postagem homenageando as atuantes Soamar do Nordeste, com a frase de minha lavra: “Feliz o marinheiro que chega no Porto e encontra o amigo, obrigado”, palavras do Vice-Almirante Wilson de Lima Filho.
OPERAÇÃO
Um marco para a indústria marítima foi realizada neste mês em no Estaleiro da Wison Sons no Guarujá/SP, a docagem inédita do navio Aqua Helix. Construído em alumínio pelo estaleiro Damen e operado pela CMM (Compagnie Maritime Monégasque), a embarcação possui tecnologia de ponta e é fruto da colaboração entre CMM, Damen, Ampelmann Operations e Internacional Maritima LTDA. A desdocagem do Aqua Helix teve o suporte dos rebocadores WS Castor e WS Dorado, ambos com tecnologia mais sustentável, que contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, demonstrando nosso compromisso com a sustentabilidade e a qualidade desse serviços.
“Estamos orgulhosos em receber o Aqua Helix em nosso Estaleiro, para esta docagem histórica. Essa parceria demonstra não apenas a nossa capacidade técnica e excelência operacional, como também o nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade na indústria marítima brasileira”, destacou o diretor-executivo do Estaleiro da Wilson Sons, Adalberto Souza.
GM e Ford redirecionarão as remessas de Baltimore após o colapso da ponte
NOVA YORK, 26 de março (Reuters) - As montadoras norte-americanas General Motors (GM.N) e Ford (FN), e direcionará as remessas afetadas depois que o colapso de uma ponte nos EUA fechou o porto de Baltimore, mas as empresas disseram na terça-feira que o impacto será mínimo.
“Esperamos que a situação tenha um impacto mínimo em nossas operações. Estamos trabalhando para redirecionar quaisquer remessas de veículos para outros portos”, disse a GM em comunicado.
O porto de Baltimore é o porto mais movimentado dos EUA para embarques de automóveis, movimentando pelo menos 750.000 veículos em 2023, de acordo com dados da Administração Portuária de Maryland. Veículos motorizados e peças representaram 42% de todas as importações do porto de Baltimore.
O diretor financeiro da Ford, John Lawler, disse que o colapso da ponte, que aconteceu depois que um navio porta-contêineres colidiu com a ponte de quatro pistas na manhã de terça-feira, forçará a montadora a desviar peças para outros portos e impactar sua cadeia de abastecimento.
“Isso terá um impacto”, disse Lawler à Bloomberg News. "Teremos que desviar peças para outros portos... Isso provavelmente alongará um pouco a cadeia de abastecimento".
Ford disse à Reuters em um comunicado separado "onde soluções alternativas são necessárias no curto prazo, nossa equipe já garantiu alternativas de envio".
Autoridades da indústria disseram que é muito cedo para dizer qual o impacto que o acidente terá no setor automobilístico.
“Mas certamente haverá uma disrupção”, disse John Bozzella, CEO do grupo comercial automotivo Alliance for Automotive Innovation. “Baltimore é o porto automotivo número 1 dos EUA e estamos em contato com autoridades federais para ajudá-los a compreender a escala das operações automotivas lá.”
As equipes de resgate retiraram dois sobreviventes, um dos quais permanece hospitalizado, e procuravam mais no rio Patapsco depois que enormes trechos da ponte Francis Scott Key, de 2,57 km, desabaram na água.
O sócio-gerente da Breakwave Advisors, John Kartsonas, analista de transporte marítimo e investidor, disse que Baltimore é um porto significativo para importações de bens de consumo, carros e outras importações.
“Há muitas outras áreas que podem compensar, como o porto de Nova York e todo o caminho até Savannah, na Geórgia”, disse ele por e-mail. “Vai demorar um pouco para que a situação se resolva e volte a operar normalmente, então definitivamente haverá atrasos nas entregas de mercadorias.”
Outras empresas de transporte não relataram grande impacto.
"Embora Baltimore não seja o principal porto para nossas operações na América do Norte, haverá algum impacto, principalmente nas exportações de veículos", Toyota (7203.T), abre uma nova aba disse em um comunicado. “Neste momento, não prevemos uma perturbação significativa, mas estamos a avaliar a situação de perto para determinar o impacto e as contramedidas a longo prazo.”
Grupo Volkswagen da América (VOWG_p.DE), disse que não foi impactado porque suas instalações em Baltimore estão localizadas na costa leste do colapso da ponte, enquanto a Nissan (7201.T), disse que não esperava impacto significativo neste momento.
BMW (BMWG.DE),disse que as docas para carros estão localizadas no lado oceânico do porto, portanto não há grande impacto esperado, já que o colapso da ponte não afetará os navios. Acrescentou que o tráfego de caminhões em terra seria redirecionado.
Mercedes (MBGn.DE), disse que o incidente não teve impacto nas exportações de veículos ou no fornecimento de peças da fábrica da empresa em Tuscaloosa, Alabama, e estava monitorando a situação. Afirmou que utiliza os portos de Baltimore, bem como da Geórgia e da Carolina do Sul, para importação de veículos.
Grupo Volvo (VOLVb.ST), que fabrica caminhões, equipamentos de construção e motores, disse que estava analisando seu estoque em suas instalações de produção nos EUA para ver se e quando poderia haver uma perturbação nos piores cenários, acrescentando que atualmente não espera grande impacto.
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Reportagem: David Shepardson em Nova York, Joseph White e Ben Klayman em Detroit e Gilles Giullaume em Paris.
Edição: Josie Kao
Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo, (DEUS É BOM).
Fontes: (CLCN) e Agência/REUTERS
Por: (LCN) Luís Celso News
E-mail: luiscelsonews@gmail.com
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