Navio ro-ro: como funciona o transporte de veículos?

Conheça mais sobre as embarcações projetadas para transportar cargas que podem ser roladas para dentro e fora, como veículos e equipamentos sobre rodas!

Navio ro-ro: como funciona o transporte de veículos?

Conforme nos mostra um estudo realizado por pesquisadoras da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), o setor automotivo tem participação importante na estrutura industrial mundial. No Brasil, isso representa cerca de 22% do PIB industrial. 

Dentro desse contexto, o transporte dos veículos é algo que deve ser considerado pelos operadores logísticos. Os navios ro-ro frequentemente são utilizados para tal finalidade. 

Na sequência, tire as suas dúvidas sobre como funciona o transporte de veículos como navio ro-ro. Continue a leitura abaixo!

O que é o navio ro-ro?

Ro-ro é uma abreviação do inglês, roll-on/roll-off, ou seja, “rolar para dentro” e “rolar para fora”. 

Trata-se de uma embarcação projetada para transportar cargas que podem ser roladas para dentro e fora do navio, como veículos, trailers e equipamentos sobre rodas. 

Diferente de outros navios de carga, onde as mercadorias são carregadas por guindastes, os navios ro-ro utilizam rampas integradas para facilitar o processo de embarque e desembarque das cargas. 

Assim, garante-se operação mais rápida e eficiente, especialmente em portos que têm infraestrutura adequada.

Os navios ro-ro são amplamente utilizados no transporte de automóveis, caminhões, ônibus e maquinaria pesada, sendo essenciais para a logística automotiva e industrial. 

Como carros e veículos pesados são transportados pelo navio ro-ro?

Os carros e demais veículos pesados são transportados em navios ro-ro por meio de um processo eficiente que envolve quatro etapas principais. São elas:

Embarque

Os veículos são dirigidos ou rebocados para dentro do navio usando rampas integradas. 

As rampas podem ser ajustadas em diferentes ângulos para facilitar o embarque em diferentes níveis do navio.

Acomodação

Dentro do navio, há decks específicos, frequentemente ajustáveis em altura, onde os veículos são estacionados. 

Eles são projetados para maximizar o uso do espaço disponível e acomodar veículos de diferentes tamanhos e tipos.

Assim, os navios ro-ro transportam desde carros compactos até caminhões pesados e maquinário industrial.

Fixação

Após os veículos serem posicionados, eles são fixados ao deck com o uso de cintas e outros sistemas de amarração para garantir que permaneçam seguros durante a viagem.

Aqui o objetivo é evitar movimentos que possam causar danos devido ao balanço do navio.

Desembarque

No destino, o processo é revertido. As rampas são novamente utilizadas para permitir que os veículos sejam dirigidos ou rebocados para fora do navio de maneira segura e eficiente.

O design do navio ro-ro, com suas rampas e decks específicos, permite operações rápidas de carga e descarga. Por isso ele é ideal para o transporte de veículos e cargas rolantes em larga escala.

Quais são as medidas de segurança para o transporte de veículos?

As medidas de segurança para o transporte de veículos em navios ro-ro são rigorosas para garantir a integridade das cargas e a segurança da tripulação. 

Como explicamos, todos os veículos são firmemente amarrados aos decks usando cintas, correntes e outros sistemas de fixação apropriados.

Além disso, os carros são posicionados com espaçamento suficiente para evitar contato entre eles, minimizando o risco de danos.

As rampas utilizadas para embarque e desembarque são regularmente inspecionadas e mantidas em bom estado. Assim, garante-se que possam suportar o peso dos veículos e operar de forma segura. 

As condições climáticas são monitoradas de perto e, em caso de mau tempo, medidas adicionais são tomadas para garantir a estabilidade da carga e do navio. 

A tripulação é treinada em procedimentos de segurança específicos para o manuseio e fixação de veículos, além de práticas de emergência em caso de incidentes.

Como funciona o transporte de carros por contêineres?

No transporte por contêineres, o carro é carregado dentro de um compartimento de 20 ou 40 pés usando rampas e equipamentos de elevação. 

Uma vez dentro do contêiner, o veículo é firmemente amarrado com cintas e blocos de madeira para evitar movimento durante o transporte. 

O contêiner é então selado e transportado para o porto, onde é carregado em um navio porta-contêineres. No destino, o contêiner é descarregado e o carro é removido e inspecionado.

No transporte por navios ro-ro, como explicamos, os veículos são dirigidos ou rebocados para dentro do navio via rampas integradas. Ou seja, tratam-se de modos distintos.

As principais diferenças entre esses métodos incluem a segurança e proteção, onde contêineres oferecem maior proteção contra intempéries e roubos, enquanto o método ro-ro é geralmente mais rápido para carregar e descarregar. 

Além disso, os contêineres podem ser mais limitados em espaço comparado aos amplos decks dos navios ro-ro. Ambos os métodos são eficientes e escolhidos com base nas necessidades específicas do transporte.

Fonte: Redação - Intermodal Digital 

Por: (LCN) Luís Celso News

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