Oportunidades do agro brasileiro chamam atenção do mercado internacional
Durante encontro na China, especialistas e executivos agrícolas de diversos países discutiram as tendências do setor, tecnologias de proteção de plantas e a cadeia de suprimentos de pesticidas. O Brasil esteve entre os destaques por seu potencial
Nas últimas décadas o agro brasileiro deu um grande salto, credenciando o país entre os principais produtores de alimentos do mundo. Ou seja, se até 2050 uma população de 9,7 bilhões de pessoas (segundo a ONU) precisará se alimentar, certamente a maioria dos produtos deverá ser cultivada e colhida em solo brasileiro. Todo esse protagonismo tem chamado a atenção do mercado internacional, sendo este assunto de debates em diversas partes do mundo.
Entre as multinacionais de olho neste oceano de oportunidades está o Grupo Alemão DVA, que recentemente anunciou o retorno ao mercado de agroquímicos no país com a Agroallianz. Este novo modelo de acesso ao mercado nacional, inclusive foi abordado por João Aleixo, CEO da DVA Agro, durante o Workshop de Exportação de Pesticidas da China 2024 (CPEW), que teve presença mais de 500 executivos, realizado na Hangzhou Zhejiang, pelo tópico: Expansão diversificada e ágil do mercado de marcas brasileiras e globais.
Segundo João Aleixo, por razões comerciais, em 2015 o Grupo alemão, cessou seus negócios no Brasil. Porém, em 2021, a empresa retornou ainda mais forte ao cenário nacional com soluções de especialidades, tecnologias para fertilizantes e adjuvantes. Como estratégia e marco nesse retorno, comprovando a confiança no mercado brasileiro foi construída e recém-inaugurada uma nova fábrica em Indaiatuba, no interior paulista, que servirá de base para crescimento no país e na América Latina.
No total, o grupo já investiu mais de US$ 80 milhões globalmente para ofertar a linha especialidades, distribuídos em INCENTIA – bioestimulantes e fertilizantes, ADYUVIA – adjuvantes e ESENCYS – biológicos, além dos protocolos de registros de agroquímicos. “Com a marca Agroallianz retornamos com a atuação no segmento de agroquímicos em território nacional. Esta, chega robusta, com um pipeline de 150 registros (fungicidas, inseticidas e herbicidas) sendo que 25% dos registros são soluções inovadoras atualmente não presentes no mercado nacional, além do portfólio inovador de especialidades já desenvolvido pela DVA", citou o diretor Global.
Mais detalhes
O grupo DVA atualmente está presente em 53 países, sendo que em 17 destes possui escritório ou fábrica. Além disso, conta com uma equipe de colaboradores com mais 35 nacionalidades. Segundo Aleixo, com a nova fábrica no Brasil a estratégia e meta é até 2027 ser capaz de atender mais de 90% das necessidades do agricultor. “Ou seja, se ele precisar de 10 produtos nós teremos nove deles para fornecer. São poucas as empresas com esse potencial e nós teremos esse portfólio para atender”, afirmou.
Hoje, o Grupo DVA conta com mais de 800 registros só na linha de Crop Protection Global e reinveste cerca de 3,5% do faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o que lhe possibilita patentear de 9 a 12 produtos por ano. “O nosso modelo de negócio está estruturado em consistência, estando próximo dos produtores todos os dias, ouvindo suas “dores”, desta forma alimentando nossos cientistas de forma que gere produtos e soluces que retornem para o produtor, gerando assim valor para o produtor”, finaliza Aleixo.
O evento
O CPEW é um evento agrícola global líder, com influência crescente ao longo de 8 anos. Reúne especialistas e executivos agrícolas do mundo todo para discutir tendências do setor, tecnologias de proteção de plantas e a cadeia de suprimentos de pesticidas da China. Mais de 500 empresas multinacionais e chinesas/indianas de pesticidas participaram, juntamente com mais de 100 distribuidores globais de mais de 50 países.
Sobre – A DVA Group é uma empresa multinacional alemã dedicada ao desenvolvimento de soluções agrícolas de alta qualidade para proteção de cultivos, nutrição vegetal, biológicos e adjuvantes especiais, visando uma agricultura sustentável. Com mais de 50 anos de experiência, a empresa opera em diversos países, incluindo o Brasil, onde sua tecnologia é comercializada pela marca AGROALLIANZ S.A.
Fonte: Kassiana Bonissoni
kassiana@ruralpress.com.br
Por: (LCN) Luís Celso News
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