"Estou com dificuldade para pensar em uma interrupção dessa magnitude."
Acelerados pela pandemia da COVID-19, governos e empresas se tornaram cada vez mais dependentes de um punhado de empresas de tecnologia interconectadas nas últimas duas décadas, o que explica por que um problema de software se espalhou por toda parte.
INTERRUPÇÃO
Na manhã de sexta-feira, as principais companhias aéreas dos EUA - American Airlines (AAL.O), abre uma nova aba, Delta Air Lines (DAL.N), e United Airlines (UAL.O), voos cancelados, enquanto outras transportadoras e aeroportos ao redor do mundo relataram atrasos e interrupções.
Bancos e empresas de serviços financeiros da Austrália à Índia e Alemanha alertaram os clientes sobre interrupções e comerciantes em todos os mercados falaram sobre problemas na execução de transações.
"Estamos tendo a maior de todas as interrupções no mercado global", disse um trader.
Na Grã-Bretanha, os sistemas de reserva usados por médicos estavam offline, disseram vários relatórios postados no X por autoridades médicas, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, foi tirada do ar e pediu desculpas por não poder transmitir ao vivo. O clube de futebol Manchester United disse no X que teve que adiar uma liberação programada de ingressos.
Aeroportos de Los Angeles a Cingapura, Hong Kong, Amsterdã e Berlim disseram que algumas companhias aéreas estavam tendo que fazer o check-in dos passageiros manualmente, causando atrasos.
As agências governamentais também foram afetadas, com os ministérios das Relações Exteriores da Holanda e dos Emirados Árabes Unidos relatando algumas interrupções.
À medida que o dia avançava, mais e mais empresas relataram um retorno ao serviço normal, incluindo a operadora aeroportuária espanhola Aena (AENA.MC), transportadoras americanas American Airlines, Frontier e Spirit (SAVE.N), operador do Aeroporto Internacional de Dubai e Commonwealth Bank da Austrália (CBA.AX),
Grupo LSEG (LSEG.L), também disse que seus dados e serviços estavam funcionando novamente após uma interrupção que causou alguma interrupção nos mercados financeiros.
Ainda assim, especialistas do setor avaliaram o impacto potencial para o setor do que foi chamado de a maior paralisação de TI da história.
"Todas as ferramentas de segurança de TI são projetadas para garantir que as empresas possam continuar operando no pior cenário de violação de dados, então ser a causa raiz de uma interrupção global de TI é um desastre absoluto", disse Ajay Unni, CEO da StickmanCyber, uma das maiores empresas de serviços de segurança cibernética da Austrália.
A CrowdStrike, sediada nos EUA, com um valor de mercado de cerca de US$ 83 bilhões, está entre as principais empresas de segurança cibernética, contando com mais de 20.000 assinantes ao redor do mundo, segundo seu site.
Suas ações caíram 14,5% logo após a abertura de Wall Street, enquanto seus rivais cibernéticos subiram, com a SentinelOne mais de 10% mais alta e a Palo Alto Networks subindo 2,6%. A Microsoft caiu quase 1,5%.
Reportagem dos escritórios da Reuters; Escrita por Tomasz Janowski;
Edição: de Emelia Sithole-Matarise, Kirsten Donovan
Fonte: Agência Reuters
Por: (LCN) Luís Celso News
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