COP30: Marinha marca presença em encontro científico preparatório para 2025
Evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Belém, antecipa discussões sobre futuro sustentável
Antecipando as discussões científicas centrais da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em 2025, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam, até o próximo sábado (13), a 76ª Reunião Anual da SBPC, em Belém (PA). A Marinha do Brasil (MB) participa do evento com um estande, aberto à visitação do público, no campus Guamá da UFPA.
No espaço, são divulgadas informações sobre o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e os programas de pesquisas nas ilhas oceânicas brasileiras. Também são exibidas réplicas em miniatura do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e do Navio Polar “Almirante Maximiano” e maquetes das Estações Científicas da Ilha da Trindade, do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e da Estação Antártica Comandante Ferraz.
As reuniões anuais da SBPC são realizadas ininterruptamente desde 1949, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. O tema desta edição é “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.
Fundador do curso de graduação em Engenharia Naval da UFPA e atual Diretor do Instituto de Tecnologia da Universidade, o professor Hito Braga ressaltou a importância da participação da Marinha na Reunião Anual da SBPC e nos preparativos para a COP30, que será sediada em Belém, em novembro de 2025.
“A Marinha e a UFPA estão trabalhando em diversas frentes. Uma delas é o acesso dos navios de turismo para a COP30. A UFPA vem trabalhando na construção de um catamarã elétrico, que está em fase de testes e vai estar disponível na COP30 para fazer o transporte de pessoas, com energia sustentável, limpa. Queremos ver a tecnologia presente na nossa Amazônia e isso está sendo feito pela UFPA e pela Marinha do Brasil”, destacou Braga.
Trabalhos apresentados
A 76ª Reunião Anual da SBPC conta com mais de 300 atividades, incluindo conferências, mesas-redondas, painéis, sessões especiais, minicursos on-line e presenciais e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Este ano, são 391 trabalhos, distribuídos entre as áreas de ciências exatas e da terra, ciências biológicas, engenharias, ciências da saúde, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, linguística, letras e artes.
Confira a programação no site oficial.
Serviço
76ª Reunião Anual da SBPC - Estande da Marinha do Brasil
Horário: das 8h às 18h
Local: Campus Guamá da UFPA
Entrada gratuita
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/
Por: (LCN) Luís Celso News
E-mail: luiscelsonews@gmail.com
contato@luiscelsonews.com.br
Comentários (0)
Comentários do Facebook