Mondelez Brasil inicia transporte por cabotagem e prevê redução nos custos logísticos
Parceria com a Aliança Navegação e Logística atenderá marcas como Oreo, Trakinas, Club Social e Chocolícia; iniciativa busca reequilibrar a matriz de transportes da empresa
A Mondelez Brasil iniciou o transporte de insumos e produtos por cabotagem em parceria com a Aliança Navegação e Logística. Segundo a empresa, a iniciativa busca reequilibrar a matriz de transportes da empresa e aderir à estratégia intermodal. Com negociações iniciadas em 2023, o projeto prevê uma redução de cerca de 20% nos custos logísticos ao longo de 12 meses.
De acordo com a companhia, produtos como Club Social, Oreo, Trakinas e Chocolicia estão sendo movimentados, via transporte marítimo, de Vitória de Santo Antão (PE) para Louveira (SP) e São José dos Pinhais (PR). “Integrada aos demais modais para apoio à indústria e ao varejo brasileiros, a cabotagem é uma forte aliada para lidar com as mudanças e desafios logísticos das indústrias. Um navio da Aliança, por exemplo, transporta o equivalente a três mil caminhões, contribuindo também para redução significativa das emissões de gases de efeito estufa (GEE), ao longo de toda a cadeia”, disse a presidente da Aliança Navegação e Logística, Luiza Bublitz.
A Mondel?z planeja dobrar o tamanho de seus negócios até 2030 e considera a cabotagem um fator importante para facilitar a distribuição dos produtos. “Esta parceria, que viabiliza o transporte de grandes volumes de carga por longas distâncias, facilitará bastante a distribuição dos nossos produtos pelo país”, ressaltou o Supply Chain Excellence Coordinator, Claudio Pena. “A partir da cabotagem, conseguimos, por exemplo, chegar a mercados que atualmente temos dificuldades em atuar, como na região Norte, não nos tornando dependentes única e exclusivamente do rodoviário”, complementou a Regional Strategic Sourcing, Camila Lechetta.
Um projeto-piloto foi realizado para transportar açúcar entre as usinas de Pitangueiras (SP) e Jaboticabal (SP) até a fábrica da Mondelez em Vitória de Santo Antão (PE). A operação envolveu o transporte ferroviário até o porto de Santos (SP) e cabotagem até o destino final, com previsão de movimentação de 30 a 40 contêineres HC/mês.
NOVAS ROTAS
Diante da necessidade de transportar produtos refrigerados, como os que contêm chocolate, para a região Norte, a Mondel?z e a Aliança iniciaram testes de crossdocking de cargas refrigeradas. Um teste envolveu o transporte direto de produtos do centro de distribuição de Louveira (SP) até Manaus (AM). A operação também incluiu o transporte regular de cargas de Pernambuco para o Paraná e São Paulo.
Fonte: Redação - Mundo Logística
Por: Luís Celso News
Contatos: (91) 3212 1015 - (91) 98112 0021
luiscelsonews@gmail.com
Comentários (0)
Comentários do Facebook