Startup inaugura laboratório de testes para acelerar pesquisas e testar in loco inovações para indústrias e construção civil

Empresa criou um ambiente que replica cenário de captação de dados encontrado emcliente para validação de novas soluções, em tempo real, proporcionando um desenvolvimento mais ágil e eficiente

Startup inaugura laboratório de testes para acelerar pesquisas e testar in loco inovações para indústrias e construção civil

A Trackfy, especializada no desenvolvimento de tecnologias de monitoramento e gestão automatizada, dá um passo importante em direção à inovação com a inauguração de seu novo laboratório de testes no Parque Tecnológico da Bahia, local fundamental para acelerar seus processos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

A startup vem se destacando com uma solução que permite aos gestores de plantas industriais e canteiros de obras obterem uma visão em tempo real das atividades que estão acontecendo nesses ambientes. A tecnologia permite monitorar operações sem interrupção na rotina dos trabalhadores, integrando recursos de internet das coisas (IoT), análise de dados e algoritmos avançados para coleta e geração de insights valiosos. Em um caso recente, foi identificado que profissionais de uma indústria percorriam até 3 km diariamente em atividades não produtivas, gerando cansaço e prejuízo à eficiência, proporcionando, a partir daí, a implementação de melhorias. 

Para Carlos Eduardo Tanajura da Silva, Head de P&D da TrackFy, o laboratório representa uma extensão das condições reais de operação, simulando o ambiente de plantas industriais e canteiros de obras. “Criamos um espaço ideal para coleta de dados e validação em tempo real, o que acelera o desenvolvimento de nossas tecnologias”, comenta Tanajura.

O Head também ressalta a importância da agilidade no desenvolvimento de P&D, destacando que a propriedade intelectual da empresa é uma vantagem competitiva. “Testar tecnologias de hardware e software em um ambiente controlado transforma a maneira de operar as empresas, aprimorando produtos e promovendo um monitoramento integrado de equipamentos e equipes”, diz. Esse processo contínuo de melhoria fortalece a segurança e economia dos clientes, aumentando a inovação no setor.

Além disso, com o novo laboratório, o Trackfy abre suas portas para visitas de estudantes, pesquisadores e profissionais específicos em conhecer suas tecnologias. O espaço, equipado com telas que mostram o progresso dos testes, proporciona uma visão abrangente das soluções em desenvolvimento.

“Desde o início da Trackfy, temos visões de curto, médio e longo prazo, sobre o que queremos que a nossa solução entregue. Dito isto, a partir do crescimento acelerado que estamos obtendo ultimamente, vislumbramos a possibilidade de aumentar a nossa velocidade de desenvolvimento e adiantar a entrega de  tecnologias e funcionalidades que tínhamos em mente, como forma de continuamente expandir os nossos diferenciais e entrega de valor aos clientes”, explica Túlio Cerviño, CEO da Trackfy. “Neste cenário, a implantação deste ambiente se tornou essencial para validar rapidamente as tecnologias que estamos aprimorando e cada vez mais ampliarmos a nossa capacidade de melhorar a vida das pessoas e os resultados das empresas". 

Parceria com o Parque Tecnológico

A parceria entre a Trackfy e o Parque Tecnológico da Bahia não só fortalece as empresas envolvidas, mas também enriquece o ecossistema local, como explica Rafael Guedes, diretor executivo do Parque: “Nosso intuito é proporcionar um ambiente de possibilidades tecnológicas, incentivando inovações em diversos setores. Desta maneira, o Parque se estabelece como um living lab, um ambiente dinamizador onde diversas soluções são não só prototipadas, como validadas e demonstradas”.

Para Rafaela Rodrigues, gestora de inovação do Parque Tecnológico, essa colaboração é “um exemplo claro de como a união entre parques tecnológicos e empresas pode impulsionar a inovação, promover a troca de conhecimento e gerar benefícios para toda a sociedade. Nós queremos ver o desenvolvimento regional e nacional, e o avanço tecnológico acontecendo por meio das nossas startups, acreditamos muito nisso”.

Um exemplo recente de teste de produto no laboratório da Trackfy foi o lançamento de uma solução capaz de evitar acidentes em zonas explosivas, já que estudos apontam que, anualmente, de 5 a 10 fábricas no Brasil podem sofrer explosões de grande escala.

Resultados Comprovados em Diversos Setores

Em canteiros de obra, a Trackfy já registrou redução de 20% nos deslocamentos, aumento de 19% na produtividade e redução de até 15% no tempo de conclusão de projetos. “Em três meses, transformamos um cronograma atrasado em um adiantamento de duas semanas”, destaca Carlos Eduardo Tanajura da Silva.

Na indústria, a solução da Trackfy está sendo utilizada para reduzir em 30% o tempo de evacuação em emergências e em 33% o deslocamento dos trabalhadores. “Hoje, o ciclo entre identificar, agir e avaliar resultados ocorre em dias ou semanas, não mais em meses”, acrescenta Silva. As melhorias resultaram em um ganho de 17% na produtividade, redução de 25% no tempo de retirada de permissões de trabalho e maior precisão no planejamento. Em números, a tecnologia economizou até R$ 1,3 milhão em projetos de R$ 38 milhões, reinvestidos em áreas essenciais.

Compromisso com a Sustentabilidade e Segurança

A Trackfy alinha suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo 100% de reciclagem de seus equipamentos e melhorias constantes na segurança dos trabalhadores. “Estamos comprometidos com um futuro melhor, e nosso laboratório representa uma etapa importante nessa jornada”, finaliza Tulio Cerviño.

Para mais informações sobre a Trackfy, acesse: trackfyapp.com.br 

Fonte: Engenharia de Comunicação

imprensa@engenhariadecomunicacao.com.br

Por: Luís Celso News

Contatos: (91) 98112 0021

luiscelsonews@gmail.com