Santos Brasil amplia capacidade de movimentação de granéis líquidos no Porto do Itaqui/MA
Com o fim das obras do TGL1 e autorização da ANP, companhia passa a operar com capacidade de 85 mil m³
A Santos Brasil obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) para iniciar a operação da expansão do TGL 1, um dos três terminais de granéis líquidos que a companhia administra no Porto do Itaqui (MA). Com a ampliação, a capacidade do terminal passou de 54 mil m³ para 85 mil m³.
De acordo com a empresa, as obras de expansão do TGL 3, concluídas em 2024, adicionaram 30 mil m³ de capacidade. No entanto, o terminal ainda aguarda autorização da ANP para entrar em operação, prevista para o primeiro trimestre de 2025.
O TGL 2, em construção, terá 85 mil m³ de capacidade e deve ser concluído ainda este ano. Ao final das obras, os três terminais somarão aproximadamente 200 mil m³ de capacidade.
Os terminais foram adquiridos pela Santos Brasil em um leilão na B3 em 2021. Dois já estavam em operação e um em desenvolvimento, marcando o início das operações da companhia no segmento de granéis líquidos.
Segundo a empresa, as obras nos terminais incluíram a construção de novos tanques e plataformas destinados ao recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis. Além disso, com a conclusão do projeto, os terminais contarão com quatro novas linhas de píer dedicadas para combustíveis com acesso aos três berços públicos que operam granéis líquidos no porto.
No total, a companhia investirá mais de R$ 600 milhões ao crescimento da capacidade de movimentação de combustíveis no porto maranhense.
Segundo a companhia, o Porto do Itaqui é um ponto de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Está integrado a ferrovias que conectam o porto ao Centro-Oeste e aos mercados do Norte e Nordeste. Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil estão conectados aos modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo. O porto pode receber navios com capacidade de até 155 mil toneladas.
Fonte: Redação - Mundo Logística
Por: Luís Celso News
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