Navio-Patrulha “Bracuí” desatraca do porto de Paramaribo e encerra a segunda fase da Operação “Caribex 2024

Coluna Luís Celso Borges - Edição da quarta-feira

Navio-Patrulha “Bracuí” desatraca do porto de Paramaribo e encerra a segunda fase da Operação “Caribex 2024

 Em cumprimento à segunda etapa da Operação “Caribex 2024”, a tripulação do Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí” realizou, entre os dias 20 e 24 de maio, exercícios operativos e atividades diplomáticas em Paramaribo, capital do Suriname.

A primeira etapa da operação foi concluída no dia 17, quando o NPa “Bracuí” realizou exercícios em conjunto com a Marinha da França, no território ultramarino da Guiana Francesa.

No decorrer da navegação no Rio Suriname, o NPa “Bracuí ”foi recebido com honras de passagem pela lancha “P102”, da Guarda Costeira do País visitado.

No dia 23 de maio, os militares brasileiros ministraram um adestramento de Grupo de Visita e Inspeção / Guarnição de Presa (GVI/GP) para militares da Marinha e Guarda Costeira do Suriname. Os exercícios de GVI/GP simulam abordagens a embarcações suspeitas de transportar material ilícito.

Durante a estadia no porto Dr. Jules Sedney Terminal, em Paramaribo, a tripulação do NPa “Bracuí” visitou a Embaixada do Brasil e os Comandos das Forças Armadas, Marinha e Guarda Costeira do Suriname.

Com o propósito de estreitar os laços de cooperação e o contribuir com a diplomácia naval, foram recebidos a bordo do NPa “Bracuí”, no dia 22 de maio, a Ministra da Defesa do Suriname, Krisrna Koemarie Mathoera, o Embaixador do Brasil, Raphael Azeredo, o Comandante das Forças Armadas do Suriname, Coronel Werner Guiseppe Kioe-A-Sem, além dos Embaixadores dos Estados Unidos, França, Holanda, Venezuela, Indonésia e Cuba, e outras autoridades.

Operação “Caribex”

O Navio segue para a terceira fase da Operação, que consistirá em patrulhamentos na região do Oiapoque, no extremo norte do Brasil.

A Operação “Caribex” é realizada anualmente pela Marinha do Brasil. A edição de 2024 teve início no dia 6 de maio, quando o NPa “Bracuí” suspendeu de seu porto sede, na Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA). O encerramento está previsto para o dia 8 de junho.

Ministra da Defesa do Suriname e o Embaixador do Brasil no Suriname, acompanhados de Embaixadores e Representantes Diplomáticos, Secretária Permanente do Ministério das Relações Exteriores, Comandante do Grupo-Tarefa “Caribex” e Comandante do Navio-Patrulha “Bracuí”.

Adestramento de GVI/GP para a Marinha e Guarda Costeira do Suriname

Multilog recebe novas certificações de qualidade e sustentabilidade 

Recentemente, a Multilog recebeu a certificação da ABVTEX no centro de distribuição de Itajaí (SC). A empresa atendeu os parâmetros do programa, com o objetivo de assegurar responsabilidade socioambiental e condições de trabalho dignas na cadeia varejista. 

Em 2023, a companhia recebeu o selo SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) em seis unidades, obteve a aprovação na auditoria SMETA no porto seco de Uruguaiana e conquistou a certificação da ABVTEX (Associação Brasileira de Varejo Textil) em Santa Catarina.  

Com o selo SASSMAQ, conferido nas unidades de Itajaí e Joinville (SC), Curitiba (PR), Alphaville, Barueri e Sumaré (SP), a Multilog passou a ter a divisão de transportes certificada. Já, a SMETA é uma certificação que atesta a atuação da Multilog, incluindo cuidados e respeito com os colaboradores e parceiros, e foi alcançada pelo Porto Seco de Uruguaiana (RS). 

Além das certificações e selos obtidos em 2023 e 2024, a Multilog já contava com a ISO 9001 e a certificação de Operador Econômico Autorizado, concedida pela Receita Federal do Brasil a parceiros estratégicos, após a cumprimento dos requisitos e critérios do Programa OEA.  

Agência apresenta projeto do Rio Madeira para possíveis investidores

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) apresentou, na terça-feira (28), os detalhes do projeto de concessão do Rio Madeira para possíveis investidores. Esse é um dos empreendimentos considerados prioritários pela Agência.

Com a concessão, ficou pré-definido que somente será feita a cobrança de tarifa para a movimentação de cargas quando a concessionária começar a prestar o serviço. Em relação ao transporte de passageiros não haverá cobrança de tarifa.

A previsão de investimento para a hidrovia é de R$ 109 milhões. O contrato de concessão será de 12 anos, com possibilidade de prorrogação do prazo por igual período.

A expectativa é que o Rio Madeira transporte 400 mil passageiros ao ano já em 2026. Além disso, essa via também é fundamental para o escoamento de grãos produzidos em Rondônia e no Noroeste e Sudoeste do Mato Grosso, via BR-364.

A reunião foi conduzida pelo relator do projeto de concessão, Wilson Lima Filho. Além dele, estavam presentes os diretores Caio Farias e Alber Vasconcelos.

LOGÍSTICA

Os aeroportos de Florianópolis/SC e Vitória/ES estão mais sustentáveis! A Zurich Airport Brasil, concessionária dos terminais, vai oferecer energia renovável para aeronaves em solo. A medida começará entre setembro e outubro e reduzirá a emissão de 2.500 toneladas de CO2 por ano.

Para que as cargas cheguem nos portos, existe um transporte multimodal que envolve também as ferrovias do Brasil. E o Porto do Itaqui mostra como sua malha ferroviária conecta diretamente o terminal à Transnordestina e à Estrada de Ferro Carajás.

Operadores logísticos filiados à Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) contrataram, aproximadamente, 20 mil novos colaboradores em 2023. De acordo com levantamento anual realizado pela entidade, o perfil de contratações mudou desde o ano passado para 87,5% das empresas entrevistadas, sendo agora menos focado em vagas temporárias.

Recentemente, a Multilog recebeu a certificação da ABVTEX no centro de distribuição de Itajaí (SC). A empresa atendeu os parâmetros do programa, com o objetivo de assegurar responsabilidade socioambiental e condições de trabalho dignas na cadeia varejista.

Em 2023, a companhia recebeu o selo SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) em seis unidades, obteve a aprovação na auditoria SMETA no porto seco de Uruguaiana e conquistou a certificação da ABVTEX (Associação Brasileira de Varejo Textil) em Santa Catarina.

A DHL Global Forwarding anunciou a utilização de Inteligência Artificial para aumentar a eficiência do rastreamento de cargas, visibilidade e controle dos embarques no portal de clientes “myDHLi”. Segundo a companhia, são mais de 20 mil empresas que utilizam o portal digital, com uma média de 450 mil remessas rastreadas por mês.

NEWS

CRECIMENTO - A economia brasileira cresceu 2,5% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao último trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país) apresentou alta de 0,8%.

A SOMA - No acumulado de 12 meses, o crescimento da economia do país soma 2,5%. Os dados foram divulgados na terça-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB chega a R$ 2,7 trilhões.

ETANOL - Os preços do etanol no estado de São Paulo caíram em maio. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), apesar da demanda aquecida, a produção a todo vapor nas usinas ao longo do mês pressionou as cotações.

INFLAÇÃO - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,09% em maio, desacelerando ante o ganho de 0,33% de abril, mas ganhando força em relação ao acréscimo de 0,04% observado na terceira quadrissemana do mês passado, segundo dados publicados nesta terça-feira (4) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

VARIANTE - No quinto mês de 2024, os sete componentes do IPC-Fipe subiram em ritmo mais fraco ou passaram a cair: Habitação (de 0,14% em abril a 0,02% em maio), Alimentação (de 0,40% a 0,28%), Transportes (de 0,74% a 0,01%), Despesas Pessoais (de 0,16% a -0,14%), Saúde (de 0,84% a 0,65%), Vestuário (de 0,11% a -0,06%) e Educação (de 0,02% a 0,01%).

COLHETA - A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 atingia 98,8% da área plantada no país até o último domingo (2), informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento semanal de progresso de safra.

TEMPO - A região Norte vinha sofrendo com volumes expressivos de chuva que prejudicavam os trabalhos em campo. No entanto, da terça-feira (4) até o próximo sábado (8), a tendência por lá é de acumulados menores, entre 30 mm e 50 mm.

TENDÊNCIA - “Essa vai ser a tendência ao menos para os próximos 15 dias. Tem um pouco de chuva prevista para áreas do oeste da região Centro-Oeste e precipitações retornando para a Região Sul em volumes em torno de 40 mm somente para o final da primeira quinzena de junho, ou seja, muitas das lavouras vão seguir em situação de restrição hídrica”.

12 DE JULHO - Foi sancionada pela Presidência da República a Lei 14.870/24, que estabelece o Dia Nacional do Produtor de Leite, a ser comemorado anualmente em 12 de julho. Apresentado originalmente na Câmara dos Deputados, o PL 6.487/2019 foi relatado na Comissão de Agricultura do Senado (CRA) pelo senador Jayme Campos (União-MT).

LEITE - O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com crescimento médio de 4% a 5% ao ano. O leite é considerado um produto relevante na pauta econômica nacional, tanto com a produção em pequena escala dos produtores familiares quanto na industrialização pelos laticínios para abastecimento interno e exportações.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo. (DEUS É BOM em todo tempo).

Fontes: (CLCB), Ascom/ANTAQ, Ascom/MPor, Mundo Logística e Canal Rural.

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br