Nova Raposo: edital de concessão prevê investimentos de R$ 7,3 bi

Leilão está marcado para o dia 28 de novembro. Trecho de 92 quilômetros passa por dez municípios

Nova Raposo: edital de concessão prevê investimentos de R$ 7,3 bi

Foi publicado na edição de sexta-feira (26) do Diário Oficial do Estado o edital para a concessão de 92 quilômetros de rodovias do Lote Nova Raposo, que abrange a parte oeste da região metropolitana de São Paulo. O leilão para a concessão está agendado para o dia 28 de novembro, com toda a documentação acessível no site da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

O projeto é uma iniciativa do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e prevê um investimento total de R$ 7,3 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Esses recursos serão aplicados em melhorias viárias, visando aumentar a segurança e o conforto dos usuários. O plano inclui a duplicação de pistas, a implantação de faixas adicionais, vias marginais, adequação de obras de arte especiais, além de novas passarelas e pontos de ônibus.

Dez municípios serão beneficiados pelas obras: Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes. A nova concessão irá incorporar trechos atualmente administrados pela ViaOeste, cuja concessão termina em março de 2025, além de segmentos sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O processo licitatório seguirá a modalidade de concessão, onde o critério para selecionar o vencedor será a maior outorga fixa paga ao estado. O valor mínimo estabelecido no edital é de R$ 60,7 milhões. As propostas devem ser entregues no dia 25 de novembro, na sede da B3, em São Paulo, onde também ocorrerá o leilão no dia 28. Podem participar do certame sociedades e outras pessoas jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, isoladamente ou em consórcio.

O trecho da Raposo Tavares entre a capital e Cotia é um dos mais movimentados, absorvendo grande fluxo urbano. Para melhorar o tráfego e aumentar a segurança em Cotia e nos bairros adjacentes, como Butantã e Alto de Pinheiros, serão instaladas vias marginais e uma quarta faixa de circulação. Atualmente, o local possui acessos muito próximos, o que eleva o risco de acidentes. Com a implementação das marginais, esses acessos serão transferidos para fora da via expressa.

Além disso, os pontos de ônibus, que atualmente estão localizados na rodovia, serão realocados para as vias marginais, contribuindo para a redução de acidentes. O projeto também contempla a construção de passarelas, pontos de ônibus e nova iluminação pública.

Um dos principais desafios da Raposo Tavares é o alto volume de veículos nos acessos a bairros residenciais da capital, como Butantã e Alto de Pinheiros. Para aliviar o tráfego nesses locais, a concessão prevê um acesso ligando a avenida Escola Politécnica à Marginal Pinheiros e outro na chegada ao Butantã. Isso poderia aliviar o tráfego na rodovia, considerando que aproximadamente 30% do fluxo vem da Escola Politécnica.

Na região da ponte Eusébio Matoso, que conecta Butantã e Pinheiros, serão implementadas melhorias para garantir maior fluidez do tráfego, incluindo a construção de novos viadutos. Na chegada ao Butantã, estão previstas intervenções para ampliação da alça da rua Alvarenga, além da construção de valas e túneis na rua Sapetuba, eliminando cruzamentos em nível.

Free-flow

A concessão contará com a implementação do Sistema Automático Livre, conhecido como “free-flow”, em substituição às tradicionais praças de pedágio. Esse sistema permite a cobrança de tarifas sem a necessidade de cabines ou barreiras físicas, eliminando a necessidade de parada dos veículos para pagamento.

Além disso, será oferecido o Desconto de Usuário Frequente (DUF) para motoristas que utilizarem o trecho regularmente. Caso o motorista passe pelo mesmo trecho mais de dez vezes, terá uma redução de 10% no valor cobrado. A partir da 21ª passagem, o desconto aumentará para 20%. Motoristas com tags instaladas em seus veículos receberão um desconto adicional de 5%.

A cobrança de tarifas só começará após a conclusão das obras, prevista para o oitavo ano após a assinatura do contrato. Os valores das tarifas variarão de R$ 0,54 a R$ 4,84, dependendo do trecho. Nos trechos já concedidos, haverá uma redução média de 20% na tarifa, resultante da revisão do contrato atual.

Fonte: Redação - NE NEWS

Por: (LCN) Luis Celso News

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