ENTREVISTANDO SOBREVIVENTES
Na manhã de quarta-feira, uma equipe do NTSB embarcou no cargueiro parado, ainda ancorado no canal do porto com parte da ponte destroçada espalhada sobre a proa, para começar a entrevistar os dois pilotos do navio e os 21 tripulantes regulares que permaneceram no navio, disse a chefe do conselho de segurança, Jennifer Homendy disse.
Os investigadores também começaram a analisar as informações coletadas do Voyage Data Recorder do navio, incluindo o tráfego de rádio entre o piloto e as autoridades em terra que levaram ao desastre.
O piloto foi ouvido pedindo assistência ao rebocador vários minutos antes do acidente, a primeira indicação de perigo para as autoridades portuárias, seguido por uma reportagem de rádio de que o navio havia perdido toda a potência e estava se aproximando da ponte, disseram autoridades do NTSB em entrevista coletiva na quarta-feira. noite.
Imagens de vídeo que capturaram o acidente mostram as luzes do navio apagando e acendendo brevemente antes que as luzes do navio se apaguem novamente.
Homendy disse que os dados do gravador eram “consistentes com uma queda de energia”, mas que um apagão real ainda não havia sido confirmado.
O gravador também captou comandos para a tripulação lançar âncora, provavelmente com o objetivo de desacelerar a embarcação.
O investigador do conselho de segurança, Marcel Muise, disse que os dados mostram que o Dali, medindo cerca de três campos de futebol de comprimento e cheio de contêineres, estava se movendo a cerca de 12,8 quilômetros por hora quando atingiu o pilar de uma ponte.
Homendy observou que a ponte, embora considerada em condições "satisfatórias" desde sua inspeção mais recente em 2023, foi construída de tal forma que a falha de um membro estrutural "provavelmente causaria o colapso de uma parte ou de toda a ponte". "
Mais detalhes sobre os esforços de última hora para salvar vidas surgiram na quarta-feira a partir de gravações de código aberto de conversas de rádio de emergência nos momentos em que as autoridades foram alertadas de que o navio de carga Dali estava descontrolado em direção à Key Bridge.
"Retenha todo o tráfego na ponte Key. Há um navio se aproximando que acabou de perder a direção", ouve-se alguém dizendo no rádio da polícia.
Enquanto vozes eram ouvidas discutindo os próximos passos, incluindo alertar qualquer equipe de trabalho para deixar a ponte, uma delas irrompeu e disse: “A ponte inteira caiu!” O áudio foi veiculado pelo serviço público de streaming Broadcastify.
As primeiras prioridades da Guarda Costeira dos EUA são restaurar a hidrovia para o transporte marítimo, estabilizar o navio avariado e libertá-lo, disse o vice-almirante Peter Gautier em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.
Dos 4.700 contêineres de carga do navio, 56 contêm materiais perigosos, mas não há ameaça ao público, disse Gautier. Dois contêineres caíram ao mar durante o acidente, mas não continham materiais perigosos. O navio transportava mais de 1,5 milhão de galões de óleo combustível, acrescentou Gautier.
Homendy disse que alguns contêineres de materiais perigosos a bordo do navio foram rompidos e um brilho foi notado na superfície da água.
Reportagem: Gabriella Borter em Baltimore; Reportagem adicional de Rami Ayyub, Nandita Bose, Doina Chiacu, Ted Hesson, Katharine Jackson, Mike Segar, David Shephardson; Escrita por Steve Gorman e Doina Chiacu;.
Edição: Howard Goller, Josie Kao e Stephen Coates
Fonte: Agência Reuters
Por: (LCN) Luís Celso News
E-mail: luiscelsonews@gmail.com
Comentários (0)
Comentários do Facebook