Porto de Suape tem crescimento de 5,2% na movimentação de carga

Em operação de carga conteinerizada

Porto de Suape tem crescimento de 5,2% na movimentação de carga

O incremento das operações portuárias elevou em 5,2% a movimentação de carga no Porto de Suape, entre janeiro e outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. O total foi de 20.985.821 de toneladas, com destaque para o mês de agosto, quando foram contabilizadas 2.670.132 de toneladas. O número de atracações também cresceu, com alta de 10% (1.381 embarcações dos mais diversos tipos e tamanhos). Com essa performance, Suape mantém a posição de sexto porto público mais movimentado do Brasil.

“Os números são bastante positivos e reafirmam a importância do Porto de Suape como um dos principais e mais movimentados terminais portuários do país. Mas estamos mirando mais alto. Os investimentos que a gestão Raquel Lyra vem fazendo em infraestrutura portuária vai ampliar ainda mais a capacidade operacional de Suape e assegurar um crescimento maior nos próximos anos”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

De acordo com o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a operação de carga conteinerizada foi a que mais cresceu em relação ao ano passado, com alta de 23%, o que totaliza, nesse período, 528.258 TEUs (unidade equivalente a 20 mil pés). Isso se deve ao fato de o Porto de Suape ser uma das escalas, desde 27 de julho, da rota comercial entre Singapura e o Nordeste brasileiro, com paradas em complexos portuários da China, do Caribe e de outros atracadouros da região.

Nesse dia, o MSC Orion, de categoria mundial e com 366 metros de comprimento, foi o maior navio já recebido pelo porto pernambucano. A operação ocorreu no Terminal de Contêineres (Tecon Suape), no final da manhã de um sábado ensolarado. Com isso, o registro da chegada de outros New Panamax, como são categorizadas essas embarcações, se sucedeu nos meses seguintes, até a estreia oficial do serviço Santana, com a atracação do MSC Juliette, em 7 de novembro, dia em que o atracadouro completou 46 anos de existência.

CARGA GERAL SOLTA

Já a movimentação de carga geral solta teve aumento de 13,9%, totalizando 492.208 toneladas.

 

Fonte: Complexo de Suape

Por: Luís Celso News

Contatos: (91) 98112 0021

luiscelsonews@gmail.com