Sem frete “justo”, não há como manter a sustentabilidade do setor, alerta Setcemg
Além da pressão dos embarcadores, defasagem no valor do frete aumentou para 15,3
Em meio ao mercado extremamente competitivo, as empresas de transporte de cargas enfrentam um grande desafio que, inclusive, ameaça a sustentabilidade do setor: o frete. O alerta é do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg).
A última sondagem feita pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE) da NTC&Logística revelou que a defasagem no valor do frete aumentou no TRC, alcançando 15,3%, sendo 12,6% no transporte de carga fracionada (no qual as cargas de vários clientes são compartilhadas no mesmo veículo) e de 17% na carga lotação (a carga de um único embarcador ocupa toda a capacidade do veículo).
Para o presidente do Setcemg, Antonio Luis da Silva Junior, este cenário traduz bem como está o mercado de transporte rodoviário brasileiro. Ele ressaltou que, mesmo com a estabilidade dos preços dos insumos nos primeiros seis meses do ano, o acumulado ainda não foi recuperado.
O executivo citou como exemplo o diesel, que acumula uma alta de 18,2% em média nos últimos 12 meses. Já os preços dos veículos acumulam um aumento de 76,5% nos últimos 36 meses.
“Nosso setor vive momentos complicados: pressão constante para a redução de fretes por parte dos embarcadores, crescente aumento dos custos diretos, prazos excessivos e investimentos cada dia maiores e mais caros”, enfatizou o presidente do sindicato.
DESAFIOS
De acordo com o presidente, o setor também lida com outros complicadores. “Temos, ainda, a inclusão de vários custos e exigências que não compunham nossas planilhas de custo, além de uma concorrência desesperada por faturamento e sustentação de vaidades, que dão força e tranquilidade aos negociadores de fretes. A consequência é o desgaste e o enfraquecimento de nosso setor”, afirmou.
Ele lembrou também que as empresas de transporte de cargas, importantes para a economia e o desenvolvimento do país, ficam expostas a outros fatores que impactam, diretamente, os custos operacionais das empresas, como a oscilação dos preços dos combustíveis, pedágios, manutenção de veículos e salários dos motoristas. “Então, estabelecer uma tarifa de frete justa que cubra esses custos e, ao mesmo tempo, seja atraente para os clientes, é uma tarefa árdua.”
Na avaliação do presidente do Setcemg, a necessidade da prática de preços justos e competitivos, aliada à necessidade de cobrir os custos operacionais e garantir a sustentabilidade do negócio, forma um delicado equilíbrio que muitos gestores se esforçam para manter.
“Transporte é custo, principalmente nos produtos de baixo valor agregado, e a transportadora que não se preocupar em ser competitiva nos custos e na qualidade, precificando corretamente o serviço e considerando todas as variáveis e fatores que afetam sua produtividade, não sobreviverá, e levará com ela as empresas que disputam clientes ou faturamento sem praticar seus custos reais”, ressaltou.
Junior reforçou que a própria história vivenciada pelo setor confirma que, sem resultados e sem um cuidado permanente com os custos, as empresas padecem, independentemente do tamanho que alcançaram. “São várias as transportadoras que desapareceram nos últimos 20 anos, e garanto que todos nós temos alguma como exemplo do que não devemos fazer”, afirmou.
Para evitar o fechamento das empresas do mercado, segundo o dirigente, é importante a união. “Sozinhos não conseguiremos. Temos de criar parcerias e uma concorrência construtiva, nivelada por cima e forte. Só assim teremos argumentos para discutir de igual para igual com nossos contratantes e cobrar fretes condizentes com o serviço que prestamos.”
O presidente do Setcemg reforçou que a sindicalização, o associativismo e as câmaras setoriais são apenas alguns dos caminhos para a profissionalização, para a capacitação em formar preços justos e planejar sua empresa para o futuro. Além disso, possibilitam a troca de informações e ideias e, principalmente, com quem está obtendo bons resultados.
Fonte: Redação - Mundo Logística
Por: (LCN) Luís Celso News
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