SINDARPA – Fez lançamento de Portfólio e da Feira Multimodal Norte 2025

Coluna Luís Celso Borges - Edição da quarta-feira

SINDARPA – Fez lançamento de Portfólio e da Feira Multimodal Norte 2025

Na noite da quinta-feira (23) no Restô do Porto no Complexo Urbano Belém Porto Futuro. Foi entregue o Portfólio e o lançamento oficial da Feira Multimodal Norte 2025, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2025, após a COP 30, reunindo todos os modais logísticos: aquaviário, rodoviário, aéreo, ferroviário e agro. Através do Sr. Dário G. Pantoja Neto, Presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (SINDARPA).Agradecemos a presença de todos e seguimos firmes no compromisso de promover o desenvolvimento da navegação e logística na nossa região”, palavras do Presidente do Sindarpa Sr. Dário Pantoja.

Esse evento foi uma realização do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de navegação do estado do Pará (SINDARPA) e Sociedade dos Amigos da Marinha Pará (SOAMAR-PA), e com o apoio: JGS Corretores de Seguros e Garantia de Saúde.

SOBRE O SINDARPA - O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (SINDARPA), fundada em 14 de fevereiro de 1950, entidade sindical patronal com sede em Belém/PA, com mais de 73 anos de fundação e atuação em prol do setor, congrega em seu quadro associativo as trinta e nove (39) maiores empresas do setor aquaviário, possui a missão de colaboração com os poderes públicos no sentido de solidariedade social e da subordinação dos interesses econômicos ou profissionais aos interesses nacionais. O Sindarpa é uma entidade civil sem fins lucrativos.

Almirante Salgueirinho, General Alcio, Brigadeiro Avellar, André Bittar, General Guilherme, Edivaldo Carvalho, Raul Moreira.

PRIMEIRO CARRO NO BRASIL

O primeiro carro no Brasil foi com Santos Dumont: São Paulo-SP, data: 1891. No mês de novembro de 1891 chegava ao solo brasileiro o primeiro carro motorizado da nossa história. A bordo do navio Portugal, que ancorou no porto de Santos, desembarcava ali um Peugeot adquirido pela incrível cifra de 1.200 francos.

Além de pai da aviação, Santos Dumont foi o pioneiro em importar veículos no Brasil.

ACONTECIMENTOS

Na noite da quinta-feira (23) O Engenheiro José Maria Mendonça presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEPA e presidente do Centro das Industrias do Pará, teve o lançamento do seu livro “Amazônia por Amazônida – para além da compreensão cartesiana” na FIPA – Feira das Indústrias do Pará no Hangar - Estande do sistema FIEPA (mezanino).

Na foto o autor escrevendo uma dedicatória para o presidente da Fiepa Alex Carvalho

Audiências Públicas e Tomadas de Subsídios em andamento – ANTAQ

Audiência Pública nº 08/2024 - Obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento da proposta normativa de alteração da Resolução ANTAQ nº 85, de 2022, para regulamentar a revisão extraordinária dos contratos de concessão no portos organizados, e da Resolução ANTAQ nº 61, de 2021, para regulamentar o mecanismo de Proposta Apoiada.

Audiência Pública nº 07/2024 Obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos, relativos à realização de certame licitatório para o arrendamento da área MCP01, localizada no Porto Organizado de Santana/AP, para movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, especialmente cavaco de madeira.

Audiência Pública nº 06/2024 - Obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos, relativos à realização de certame licitatório para o arrendamento da área RDJ07, localizada no Porto Organizado do Rio de Janeiro/RJ, para movimentação e armazenagem de carga para apoio logístico Offshore.

Audiência Pública nº 05/2024 - Obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos, relativos à realização de certame licitatório para o arrendamento da área MUC04, localizada no Porto Organizado de Fortaleza/CE, para movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas.

Audiência Pública nº 04/2024 - Obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos relativos à seleção pública para a prestação do serviço de travessia de passageiros entre os municípios de Manaus/AM e Careiro da Várzea/AM.

LOGISTICA

A AMAGGI recebeu os primeiros caminhões movidos biodiesel puro (B100) na fábrica da Scania. Ao todo, são 101 veículos Euro 6, sendo 100 do modelo 500 R 6x4 Super e um do modelo 500 R 6x2 Super — este para o transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento.

A LOTS Group, empresa do grupo Scania, reduziu em 50% o número de distrações nas frotas com o uso de tecnologia, levando em consideração o uso cigarro e aparelho celular — considerado a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. Em 2022, a empresa registrou 5,4 mil casos de distrações, no ano passado o número caiu para 3,7 mil e para o acumulado de janeiro até abril de 2024, foram apenas 384 casos.

A Unilever conquistou a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, em português), concedida ao centro de distribuição, localizado em Pouso Alegre (MG), operado pela DHL Supply Chain. O CD obteve o nível Platinum e se destacou pelo uso de materiais sustentáveis, gestão de resíduos, práticas de conservação de água e implementação de tecnologias para eficiência energética.

Para quem busca atualização de qualidade, Paulo Bertaglia, diretor-executivo da Berthas, criador do canal de educação para negócios "Prosa com Bertaglia" e autor de livros voltados para Supply Chain e Logística, anunciou uma série de webinars em comemoração ao Dia da Logística, celebrado em 6 de junho. O evento, denominado “Semana da Logística”, ocorrerá de 3 a 6 de junho, com o tema "A logística conecta o mundo".

Os primeiros voos comerciais já pousaram na Base Aérea de Canoas/RS. A primeira aeronave, levando 173 passageiros, pousou no aeródromo na segunda-feira (27), às 7h55 da manhã.

A Base Aérea vai receber 35 voos semanais das principais companhias aéreas brasileiras. Até o dia 31/05, serão 20 pousos e decolagens. O aeródromo militar de Canoas é um dos 9 escolhidos para receber parte dos voos que eram operados no Aeroporto Internacional Salgado Filho/RS.

Mais um marco para a aviação internacional! Brasil e Benin, na África, assinaram um acordo de cooperação para fortalecer a aviação entre os dois países.

A primeira embarcação fluvial do Brasil movida 100% com combustível sustentável já fez sua estreia! O empurrador Arlindo Cavalca partiu do Portochuelo, em Porto Velho/RO, rumo à Itacoatiara/AM, transportando 25 barcaças graneleiras.

As operações no Porto de Pelotas/RS foram retomadas. O embarque de toras de madeira no terminal havia sido suspenso por conta das enchentes que atingiram o estado gaúcho. Assim que o estoque de celulose baixar, o porto vai restabelecer a operação com 1,5 barcaça.

DNIT INFORMA: Atenção, Rio Grande do Sul - No km 2, da BR-153/RS, em Marcelino Ramos, haverá interdição total nesta quarta (29). A medida será necessária por conta de serviços no local.

DNIT segue atuando nas obras emergenciais do Rio Grande do Sul - Do km 193 ao km 202 da BR-470/RS, entre o município de Veranópolis e Bento Gonçalves, as equipes da autarquia realizam serviços de terraplenagem.

Pernambuco - Entre o km 470 ao km 476 da BR-232/PE, no município de Verdejante, a autarquia segue realizando serviços de microrrevestimento.

Sergipe - No km 88,5 da BR-101/SE, entre a capital Aracaju e o município de Nossa Senhora do Socorro, o tráfego estará operando em meia pista devido à realização de serviços de reparo e manutenção em decorrência das frequentes chuvas.

NEWS

MULHERES - No Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado na terça-feira (28), o Unicef alerta sobre a pobreza menstrual persistente no Brasil. No país, mulheres têm necessidades de saúde e higiene menstrual negligenciadas.

DOAÇÕES/RS - Empresas do setor de proteína animal irão doar cerca de 2 milhões de quilos de carne bovina, suína e de frango aos afetados pelas chuvas na Região Sul. A quantidade é suficiente para o preparo de 6 milhões de refeições.

HABITAR - Das 469 cidades afetadas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul, apenas 15 conseguiram habilitar seus moradores para receber o benefício no valor de R$ 5,1 mil.

BITREM – A Marinha do Brasil descarregou, na última semana, um caminhão bitrem com mais de 40 toneladas de doações, que saiu de Minas Gerais e estacionou na BR-290, próximo aos municípios gaúchos de Guaíba, Eldorado do Sul e Ilha da Pintada.

CORRIDA  - A solidariedade e o espírito de corpo estiveram presentes, mais uma vez, no domingo (26), no Aterro do Flamengo, no RJ, para participar da 36ª Corrida do Corpo de Fuzileiros Navais e 16ª do Corpo de Intendentes da Marinha.

PESQUISA - A parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares está capacitando militares para apoiar atividades de pesquisa e produção de radioisótopos no Reator IEA-R1.

RECONSTRUÇÃO - A Marinha do Brasil, em mais uma ação de apoio ao RS, está participando da reconstrução de nove escolas públicas no município de Guaíba, destruídas pelas chuvas e enchentes, que atingem o estado desde o fim do mês de abril.

INFLAÇÃO - A prévia da inflação oficial ficou em 0,44% em maio. O resultado é mais do que o dobro do mês de abril, de 0,21%, e foi puxado principalmente pelo preço da gasolina, que subiu 1,9% no período de coleta e contribuiu com 0,09 ponto percentual (p.p) do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado na terça-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

OS 12 MESES - No acumulado de 12 meses, o IPCA-15 é de 3,70%, dentro da meta de inflação do governo de 3% com tolerância de 1,5 p.p. para mais ou para menos, e abaixo do observado nos 12 meses imediatamente anteriores, de 3,77%. Já em maio do ano passado, o índice estava em 0,51%.

ALTA - Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, oito tiveram alta de preços em maio. As maiores variações vieram dos grupos saúde e cuidados pessoais (1,07%) e transportes (0,77%). No caso dos transportes, o vilão foi a gasolina, produto com maior influência da alta em toda a pesquisa.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo (DEUS É BOM em todo tempo).

Fontes: (CLCB), Agência/Brasil, Agência/MarNot, Ascom/DNIT, Ascom/ANTAQ. Ascom/MPor. Mundo Logística e Canal Rural.

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br